Anunciada há dias, a onda de calor que atinge o Brasil deve ser sentida por moradores de ao menos 1.413 cidades durante a semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calorão promete ser intenso e duradouro. Em Araxá, os termômetros marcam máxima de 36ºC de hoje até quarta-feira. Na quinta-feira, dia 16, a máxima será de 37ºC, com umidade relativa do ar entre 14 e 45%. No sábado, dia 18, o calorão se intensifica e a máxima será de 38ºC. No domingo será de 37ºC e na segunda sobe para 38ºC. Na terça e quarta-feira da semana que vem os termômetros dão uma recuada e a máxima será de 32ºC e 30ºC, respectivamente.

Na última quarta-feira (8), o instituto emitiu aviso de nível amarelo. Esta categoria é alcançada quando a previsão é de temperaturas pelo menos cinco graus acima da média histórica por dois a três dias consecutivos.

Já o Climatempo alertou que a onda de calor poderá ser mais intensa do que em agosto, setembro e outubro. A situação será enfrentada em 13 unidades da federação. Além de Minas Gerais, as temperaturas também aumentam na Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Comentários estão encerrados