Estudos preliminares da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, notaram que a o aumento da proteína chamada de “sestrina” desencadeou benefícios similares ao dos exercícios físicos mesmo sem praticá-los.

Produzida pelo corpo humano, a substância, inclusive, poderia ajudar quem vai perdendo musculatura magra com o avanço da idade, por exemplo, já que auxilia no ganho de massa, explicam os pesquisadores.

Ela se concentra nos músculos após a prática de exercício físico e sua ausência pode evidenciar problemas relacionados à saúde física do organismo. A descoberta foi realizada com animais e divulgada na revista Nature Communication.

Benefícios do suplemento

A pesquisa analisou o desempenho de moscas e provou que aquelas com maior maior concentração de sestrina possuíam uma “capacidade física” maior até mesmo do que aquelas que foram estimuladas a se moveram mais durante seu tempo de vida.

Foi observado também que camundongos sem sestrina tinham maior dificuldade respiratória e menor desempenho. Além disso, a presença da proteína nos animais foi associada à queima de gordura. E, portanto, de acordo com os estudiosos, a substância é um fator de controle do metabolismo.

Mas vale ressaltar que a sestrina ainda não existe para consumo, porque as moléculas da proteína são grandes. E, apesar das observações, a pesquisa ainda está em seus estágios preliminares. Ou seja, ainda são necessários estágios mais profundos de análise para afirmar que o suplemento pode substituir por completo a prática de exercícios.

A posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a importância das atividades físicas para a saúde permanece. O recomendado é 150 minutos semanais de exercícios leves ou moderados (cerca de 20 minutos por dia) ou 75 minutos de atividades de maior intensidade (por volta de 10 minutos por dia).

Benefícios dos exercícios

A importância da prática de atividade física vai além dos impactos estéticos, da perda de peso, definição e ganho de músculos. Além de promover bem estar, melhorar o humor, e dar mais vigor e energia, exercícios físicos também são indicados no tratamento das seguintes condições:

– Doenças cardiovasculares
– Doenças metabólicas
– Doenças respiratórias
– Hábito de fumar
– Doenças neurológicas
– Doenças oncológicas

C/ MinhaVida.com

Comentários estão encerrados