A preocupação com a qualidade ambiental e o conforto térmico de Araxá levou a vereadora Fernanda Castelha (PDT) a apresentar o Requerimento nº 617/2026, cobrando do Poder Executivo informações concretas sobre a implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana.

O documento, apresentado na última sessão da Câmara Municipal, busca esclarecer o status da política pública que já havia sido objeto de uma indicação da parlamentar em 2025. Segundo a vereadora, embora a Administração Municipal tenha sinalizado anteriormente que colocaria o plano em prática, a população ainda aguarda medidas efetivas, cronogramas de execução e ações concretas nas ruas da cidade.

A vereadora Fernanda Castelha durante uso da tribuna na Câmara de Araxá

Arborização como prioridade climática

Na justificativa do requerimento, Fernanda Castelha destaca que a arborização urbana não deve ser tratada como uma medida secundária. “É uma política pública essencial para a melhoria da qualidade de vida, redução das ilhas de calor, aumento da umidade do ar e proteção da biodiversidade”, ressalta a parlamentar.

O pedido ganha ainda mais urgência diante do cenário de mudanças climáticas. Com o aumento das temperaturas e a ocorrência de eventos climáticos extremos, a vereadora enfatiza a necessidade de ações estruturantes. Ela menciona, inclusive, a influência de fenômenos climáticos, como o El Niño, que reforçam a urgência de uma gestão ambiental preventiva.

Preocupação com a supressão de árvores

Um dos pontos que motivou a cobrança é a recente supressão de árvores da espécie murta em diversas vias públicas de Araxá. A vereadora questiona a falta de uma reposição planejada e tecnicamente orientada, exigindo que o Executivo informe se há um levantamento dessas árvores removidas e qual é o prazo e o critério para o replantio.

O que o requerimento solicita:

Entre os nove pontos questionados, a vereadora solicita: a confirmação da elaboração do Plano Municipal de Arborização e o envio de sua cópia integral; informações sobre estudos técnicos para a escolha de espécies adequadas ao plantio em calçadas, praças e avenidas; o cronograma de plantio, manejo e manutenção e medidas emergenciais para combater o aumento das temperaturas urbanas.

O requerimento já foi encaminhado ao Poder Público Municipal que deverá se manifestar em breve sobre o assunto.

Comentários estão encerrados