O ciclista Rubens Donizete Valeriano, o R1, esteve em Araxá esta semana para fazer o reconhecimento da pista do Centro de Treinamento Forrest Run, localizado na Fazenda Quinta do Sal. A pista foi idealizada pelo atleta e Leandro Cardoso de Paula, Leandro Tubinho.

Rubens Donizete Valeriano, conhecido como Rubinho foi integrante da Seleção Brasileira de Mountain Bike. O tricampeão brasileiro era pedreiro e usava sua bicicleta como meio de transporte para ir à escola e, depois, para trabalhar. Atualmente é atleta da Sense Factory Racing.

Rubinho precisou de muito tijolo e argamassa para construir uma carreira de sucesso. Uma bicicleta de asfalto com pneu fino foi o primeiro meio de transporte para esse mineiro, que trabalhava como pedreiro em uma olaria de sua cidade natal, São Pedro da União, no interior de Minas.

Em 1996, teve seu primeiro contato com o mountain bike, quando houve uma competição em sua cidade. Passados dois meses, inscreveu-se em uma competição e terminou em 4º lugar na sua categoria. No ano de 2000, ele teve que tomar uma difícil decisão e que mudaria para sempre a sua vida, parou de trabalhar e se dedicou exclusivamente ao esporte. Treinava sozinho e participava de provas que davam prêmios em dinheiro, para poder se sustentar. Em 2001, conseguiu seu primeiro patrocínio. Em 2004 assistiu à primeira participação do mountain bike em Jogos Olímpicos e se determinou a alcançar essa meta.

Depois de muitas medalhas em competições em todo Brasil e exterior, o sonho olímpico de Rubinho começou em 2007. Foi chamado para integrar a seleção brasileira de mountain bike que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e, surpreendentemente, o atleta levou a medalha de prata e conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, onde foi o brasileiro melhor classificado, ficando na 21º colocação. Ainda em 2007 ganhou o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike.

Em 2011, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, o pneu de sua bicicleta furou no último quilômetro, levando-o a terminar a prova em 5º lugar, carregando sua bicicleta. Em 2012 representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, e chegou na 24º posição.

Rubens Donizeti Valeriano – Campeão SHIMANO SHORT TRACK em Medellín – Colômbia 26 de setembro de 2010. Participou dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro e ficou em 30º lugar. Atualmente representa o Brasil em várias competições internacionais.

O C.T. da ForrestRun é um local que oferece duas pistas de XCO/ TRAIL . A Trilha ForrestRun com 4.5km e a Volta do Café com 2.5km, todas muito bem sinalizadas e com placas a cada 100m. Além de uma infraestrutura com estacionamento monitorado, vestiários feminino e masculino, banheiros, duchas, água.

Situado a 4.9km do centro de Araxá, em uma área particular com acesso restrito, monitoramento por câmeras na entrada e estacionamento.
“Temos como objetivo proporcionar à todos amantes dos esportes e da natureza, um local desafiador e seguro para práticar sua atividade física preferida”, destacou Leandro Tubinho.

Comentários estão encerrados