Minas Gerais contabiliza praticamente 4,7 mil pessoas infectadas pelo coronavírus; desses pacientes, 957 precisaram receber atendimento médico hospitalar

Com a confirmação de cinco novas mortes por coronavírus no balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta segunda-feira (18), subiu para 161 o número de óbitos ocorridos em decorrência da infecção em Minas Gerais desde o mês de março. O número de casos também aumentou no relatório desta manhã se comparado com o de domingo (17) – são, praticamente, 4.700 mineiros infectados pela Covid-19.

De acordo com o órgão estadual, 2.254 já estão recuperados do vírus, enquanto outros 2.280 são acompanhados. A SES-MG não informa mais o número de casos suspeitos da doença em Minas Gerais, nem a quantidade de óbitos sob análise.

Até o momento, a taxa de letalidade da doença no estado é de 3,4% – segunda menor taxa de mortalidade no Brasil, e 75% das pessoas que morreram após serem infectadas tinham 60 anos ou mais. Além disso, o balanço destaca também que 89% dos óbitos aconteceram em pacientes com comorbidades prévias – hipertensão, doença cardiovascular e diabetes são as mais comuns.

Uma outra informação contida no relatório, e que só passou a ser publicada na semana passada, é em relação ao número de pacientes com coronavírus que precisaram ser internados nas redes pública ou privada. Até domingo (17), o número de internados era 798. O número aumentou significativamente nesta segunda-feira, e já são 957 casos que precisaram de internação hospitalar.

Cenário nos municípios

Apesar de ser a cidade com maior quantidade de óbitos e casos de coronavírus, a capital Belo Horizonte não registrou óbitos entre domingo e segunda-feira. O número de pacientes diagnosticados com a Covid-19, no entanto, cresceu na cidade nesse período: eram 1.129 há 24 horas, enquanto agora já são 1.158.

Um relatório feito pela própria Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e publicado na sexta-feira passada (15) aponta que apesar da pandemia estar em expansão no município, a taxa de ocupação de leitos de UTI está dentro de limites aceitáveis – contudo, é esperado que esse índice cresça até a última semana de maio.

Coronavírus: barreiras sanitárias são instaladas em dez pontos de BH

Os casos estão principalmente concentrados nas regiões Centro-Sul e Oeste de Belo Horizonte, sendo que os bairros Lourdes, Belvedere, Buritis, Funcionários, Sion, Santa Lúcia e Gutiérrez estão entre aqueles que têm maior número de moradores infectados. O bairro Castelo se destaca na região da Pampulha por concentrar 18 casos da doença.

Mortes

Cinco mortes entraram no balanço da SES-MG da manhã desta segunda-feira (18). A mais antiga entre elas aconteceu em 12 de maio, em Muriaé, enquanto as duas mais recentes ocorreram em no sábado (16) em Ouro Preto e Uberlândia. Os outros dois óbitos aconteceram em 13 e 15 de maio, respectivamente em Lavras e Estrela Dalva. Os cinco pacientes são homens com idades entre 41 e 93 anos, sendo que todos eles possuíam comorbidades segundo a Secretaria.

CONFIRA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTA SEGUNDA-FEIRA

C/ O Tempo

Comentários estão encerrados