A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promove, a partir desta segunda-feira (10), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, sob recomendação do Ministério da Saúde. A fase será destinada a crianças e jovens entre 5 e 19 anos, que não foram imunizadas ou que tenham esquema de vacinação incompleto. Em 2019, Minas registrou 136 casos da doença.

A enfermidade, que havia sido erradicada do país, voltou a circular. Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil teve mais de 28 mil ocorrências de sarampo. A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, explica que a campanha será realizada de forma seletiva, respeitando as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

A primeira etapa ocorre entre 10/2 a 13/3, tendo como o dia D de Mobilização Nacional a data de 15/2. “É importante frisar que crianças e jovens que já tenham tomado duas doses da tríplice viral, devidamente registradas no cartão, não precisam se vacinar”, afirma Josianne.

Em Minas, a estimativa é de que 529.417 pessoas entre 5 e 19 anos tenham tomado a primeira dose, mas não a segunda. Outras 1.657.022 não foram vacinados nenhuma vez, conforme a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG. Para que o cidadão seja considerado imunizado contra o sarampo são necessárias duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose para pessoas de 30 a 49 anos.

Atualmente, o estado possui cerca de 4 mil salas de vacina espalhadas por todo o território. Nesta primeira etapa da campanha serão enviadas 660 mil doses da tríplice viral. “A partir de segunda-feira, crianças e jovens que se enquadrem no perfil de público-prioritário devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência e se imunizar. A meta é imunizar 95% dessas pessoas”, completa Josiane.

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha será entre os dias 3 a 31/8, tendo como público-prioritário pessoas de 30 a 59 anos que não tenham comprovação de ao menos uma dose da tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. O dia D de mobilização social ocorrerá em 22/8.

A realização da campanha e a adesão por parte do público-prioritário são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população contra o sarampo e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida por fala, tosse e espirro. Extremamente contagiosa, pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupções na pele seguidas por descamação. A única forma de prevenção é a vacina fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais informações sobre o sarampo estão disponíveis em www.saude.mg.gov.br/sarampo

C/ Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *