A terceira edição do Desafio Work&Play Satis superou em 90% o número de inscrições do último ano, totalizando 262 trabalhos inscritos em 2021. “Foi um recorde. Tivemos aumento significativo de participação e uma elevada qualidade dos projetos”, afirmou o engenheiro agrônomo Cláudio Gusmão, Suporte Técnico Nacional da Satis. A vencedora desta edição foi Amanda Martins Lima, do Centro Universitário UNA Pouso Alegre (MG), que receberá um Iphone 12 Mini, e o segundo colocado foi Alberto Bittencourt, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que ganhará um notebook Dell. Ambos também serão contemplados com vagas de estágio na Satis.

Além da qualidade dos projetos e interação dos estudantes ao longo da iniciativa, Gusmão também destacou a realização do desafio em formato totalmente digital, o que facilitou a inscrição de candidatos de diferentes regiões do país. “No ano passado, havia a programação presencial que foi revertida para online, mas agora tivemos de pensar com foco só no online e sempre buscando aproximação com a universidade”. A competição nacional é voltada a estudantes universitários dos cursos de Agronomia e Engenharia Agronômica regularmente matriculados e cujo vínculo acadêmico esteja ativo durante o ano da competição.

 

O tema da terceira edição do Desafio Work&Play Satis foi “Quais são as possíveis alternativas de compostos promotores de crescimento e metabólitos no desenvolvimento cafeeiro?”. O projeto de Amanda Martins Lima que conquistou o primeiro lugar focou a inoculação de Bacillus Aryabhattai no cafeeiro. Já o trabalho do segundo colocado, Alberto Bittencourt, abordou a inoculação de fungos Micorrízicos Arbusculares (Rhizophagus Clarus), juntamente com adubação fosfatada e aplicação de matéria orgânica. A terceira colocada do desafio foi a estudante Francieli Chagas, da IFSULDEMINAS de Pouso Alegre/MG, com o trabalho Produto à base de microrganismos do gênero Trichoderma spp. promoverá a solubilização do fosfato.

Com a iniciativa, a Satis, empresa mineira especializada em soluções de nutrição vegetal, aproxima-se ainda mais do meio acadêmico. Desta forma, deseja fomentar atitudes empreendedoras entre estudantes universitários de graduação, desenvolver competências e aprimorar habilidades a partir da criação de soluções reais do seu campo de estudo.

Confira a lista dos dez primeiros colocados:

Amanda Martins Lima – UNA – Pouso Alegre – (Centro Universitário UNA)
Alberto Bittencourt – UFLA (Universidade Federal de Lavras);
Francieli Chagas – IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas)
Maria Guiomar – UFS (Universidade Federal de Sergipe)
Mauricio G. Dall’ Agnol – IFRS (Instituto Federal do RS)
Dayanna do Nascimento – IFM (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul)
Antônio Augusto – UFV – Florestal (Universidade Federal de Viçosa)
Vitor Moura – UFV (Universidade Federal de Viçosa)
Rafael Bonini – FAFRAM (Fundação Educacional de Ituverava)
Josemar Alves – UFOB (universidade Federal do oeste da Bahia)

Comentários estão encerrados