O Parque do Cristo, um dos mais importantes espaços de lazer, convivência e contato com a natureza em Araxá, pode, oficialmente, ser declarado como Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico de natureza material do município. A iniciativa partiu do vereador Ricardo Alexandre da Silva, o ‘Kaká da Mercearia’. O Projeto de Lei foi apresentado na Sessão Legislativa desta semana e tramita nas comissões permanentes da Câmara, e deverá ser apreciado em breve.
O Projeto de Lei reconhece a relevância do Parque do Cristo, por seus aspectos históricos, ambientais, educacionais, de lazer e turísticos. O objetivo é assegurar a preservação, manutenção e valorização deste importante bem público.

O Parque do Cristo, além de abrigar biodiversidade e oferecer um espaço para atividades físicas, educação ambiental e integração social, é um ponto de referência para a comunidade local e visitantes, refletindo a memória e a identidade urbana de Araxá. A declaração como patrimônio, de acordo com o vereador, visa garantir que suas características originais sejam conservadas e que seu uso seja promovido de forma sustentável para as futuras gerações.
O projeto de lei, assegura Kaka da Mercearia, encontra amparo em dispositivos das Constituições Federal e da Lei Orgânica do Município, que visam a proteção do patrimônio histórico-cultural e ambiental. “A aprovação da matéria representa um compromisso com a preservação da memória coletiva, o fomento ao turismo sustentável e a conservação do meio ambiente urbano de Araxá”, arrematou o vereador do PP, autor do Projeto de Lei.




