O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é válido entre 15h desta quinta-feira (16 de novembro) e as 3h de sexta-feira (17)

Enquanto parte dos mineiros luta para se manter fresco em meio à terceira onda de calor a atingir o Estado em 2023, os moradores de quase metade dos municípios de Minas deverão ficar atentos para o risco de tempestades que podem vir acompanhadas de granizo. O alerta abrange 406 das 853 cidades mineiras e é válido entre 15h desta quinta-feira (16 de novembro) e as 3h de sexta-feira (17). Araxá figura na lista das cidades que podem ser atingidas assim como alguns municípios da região, como as cidades de Campos Altos, Ibiá, Nova Ponte, Patos de Minas, Patrocínio, Pedrinópolis, Pratinha, Sacramento, Serra do Salitre, Tapira, Uberaba e Uberlândia

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que divulgou o alerta de tempestade com “perigo potencial”, estão previstas chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia. Além disso, são esperados ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Foto Arquivo Jornal Araxá

“Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, completa o instituto federal que acompanha a situação climática. O Inmet também aproveita para orientar a população sobre como agir em caso de ser surpreendido por uma tempestade.

Confira:

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas

– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda

– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada

– Em caso de emergência, procure a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

C/ Inmet

Comentários estão encerrados