O brasileiro Henrique Avancini e o colombiano Leonardo Paez confirmaram presença para a etapa de Araxá. Avancini se consagrou campeão mundial de Maratona em 2018 e Lonardo em 2019. Os dois se preparam para encarar os quatro estágios da etapa que abre a temporada da CIMTB Michelin. O evento acontece a partir desta quinta-feira, dia 5 e se estenderá até domingo, dia 8, no complexo do Barreiro.

Esta será a estreia de Leonardo na CIMTB Michelin e ele vem junto com a equipe colombiana. Além dele Fabio Castañeda que foi 2º lugar na etapa em 2019, Jhonnatan Botero e Leidy Mera marcam presença na Super Elite. Henrique Avancini é atual 2º colocado no ranking Mundial da UCI e começou a temporada com uma vitória no Circuito de Banyoles, na Espanha. Ele é campeão invicto de Araxá há seis anos.

A Super Elite abre os estágios com o Contrarrelógio na quinta-feira (5). Na sexta, é hora de encarar o Short Track (XCC), no Sábado os mais de 60 km de Maratona (XCM) e no domingo o Cross Country Olímpico (XCO).

“É algo inédito para nós. Algo que normalmente só acontece em etapas de Copa do Mundo e Campeonato Mundial. Mais uma vez Araxá faz história e se fortalece cada vez mais como uma das maiores provas do mundo e única no continente”, afirmou o organizador, Rogério Bernardes. “Teremos uma Maratona com os dois últimos campeões Mundiais da modalidade. Com certeza será uma prova espetacular”, finalizou.

Entenda a prova da Super Elite
Os atletas da Super Elite competirão em quatro estágios, ou seja, serão quatro provas para decidir o campeão da etapa de Araxá. O primeiro estágio, o Contrarrelógio ou XCT, acontece na quinta-feira (5). Nele, os atletas largam individualmente e pedalam a pista de Cross Country Olímpico (XCO) de cerca de 5 km. Ganha o atleta que fizer a volta mais rápida.

No Short Track, os competidores pedalam por 20 minutos e completam mais duas voltas na pista de 2 km. O atleta que cruzar a linha de chegada primeiro é o campeão. No sábado é dia da Maratona. A ordem de largada será de acordo com a soma dos resultados dos dois estágios anteriores. O percurso total é de mais de 60 km e terá três voltas de 20 km.

O Cross Country Olímpico (XCO) acontece no domingo e fecha a competição. A ordem de largada é de acordo com os resultados das provas anteriores. A pista tem cerca de 5 km e o número de voltas varia de 6 a 7 para os homens e de 4 a 5 para as mulheres e será decidido após o tempo do campeão da corrida de XCT. O atleta que completar a prova com o menor tempo ganha o estágio.

Ganha a etapa e leva 160 pontos para o ranking Olímpico, o competidor que fizer a menor soma dos tempos dos quatro estágios (XCT, XCC, XCM e XCO).

Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2020

A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 25ª Edição em 2020. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike. Use a hashtag #CIMTBMICHELIN e concorra a prêmios.

Comentários estão encerrados