Área, que alia preservação ambiental e produtividade agrícola, será inaugurada no dia 31, com foco na educação ambiental e com estrutura para receber visitantes e alunos de escolas dos municípios abrangidos pela propriedade

Será inaugurado, em 31 de março, o Núcleo Ambiental Água Santa do Cerrado (NASC), projeto de educação ambiental desenvolvido na Fazenda Água Santa, localizada entre os municípios mineiros de Perdizes, Pedrinópolis e Santa Juliana, no Triângulo Mineiro.

Criado a partir da constatação de colaboradores e gestores da fazenda sobre a rica biodiversidade presente nas grandes áreas preservadas de Cerrado, somado à vontade, criatividade e inovação de João Emílio Rocheto, o NASC nasceu da parceria entre Fazenda Água Santa, Bem Brasil Alimentos e BASF, com o intuito de mostrar o protagonismo do produtor rural na conservação do meio ambiente e como é possível conciliar preservação e produtividade agrícola, criando uma cadeia de valor sustentável para a bataticultura, do campo à mesa. A partir de agora, o espaço – que foi completamente reformulado para se tornar um centro de educação ambiental – poderá receber visitantes de públicos diversos.

“A produção sustentável é um valor da Fazenda Água Santa, da Bem Brasil Alimentos e da BASF. As empresas acreditam que apoiar ações como esta reforça o compromisso com o ecossistema da região onde atuam e estão inseridas”, diz Dênio de Oliveira, CEO da Bem Brasil Alimentos.

Manejo sustentável 

Além do projeto de educação ambiental, a Fazenda Água Santa mantém um sistema de manejo agrícola que adota práticas sustentáveis, criando uma sinergia entre conservação ambiental e produção. É um caminho onde todos saem ganhando, uma vez que, há geração de emprego, renda e desenvolvimento, aliados ao respeito pelos recursos naturais.

“A Fazenda Água Santa planta sustentabilidade e colhe batatas. Nesse sentido, abrimos nossas portas, materializando um espaço educativo para celebrar a biodiversidade do cerrado e receber nossos parceiros, estudantes, visitantes e também nossos colaboradores”, acrescenta João Emílio Rocheto, fundador da Bem Brasil Alimentos e proprietário da Fazenda Água Santa.

Fauna exuberante

Na Fazenda Água Santa encontramos diferentes fitofisionomias que fazem do Cerrado um fenômeno de rara beleza. Mais de 230 espécies de aves foram documentadas na Fazenda e em seus arredores. Isto representa mais de 30% de todas as aves que existem neste bioma. Além disso, o número representa cerca de 12% de todas as aves do Brasil. Surpreendentemente, isso significa que a fazenda contém 2% de todas as aves conhecidas do mundo. Cerca de 10 mil espécies de plantas fazem deste um tesouro de diversidade.

Além do número impressionante de aves, a equipe do NASC documentou jaguatiricas, lobos-guará, além de terem identificado que onças-pardas ainda andam nas terras. Sucuris, capivaras, queixadas, veados, tatus, raposas, gambás, duas espécies de tamanduás e quatro espécies de primatas também são encontradas por lá.

“Estruturar um programa como este em uma fazenda é dar a oportunidade para os visitantes compreenderem o que o agro faz e ao mesmo tempo celebrar a biodiversidade brasileira. Juntamente com a Fundação Espaço Eco, consultoria para sustentabilidade instituída pela BASF, participamos de todas as fases deste projeto que agora é realidade. Mais uma vez, estamos ajudando o produtor rural a preservar o meio ambiente em áreas rurais”, ressalta Eduardo Novaes, diretor de Marketing de Soluções para Agricultura da BASF.

Estrutura

Com o intuito de despertar a consciência ambiental na sociedade, principalmente no público infantojuvenil, o NASC apresenta uma estrutura desenvolvida especialmente para mostrar como é possível produzir em grande escala e preservar o meio ambiente.

“O foco inicial do NASC é atender crianças e adolescentes, para que possamos complementar a educação básica com a educação ambiental. Trazendo esses estudantes para o campo conseguiremos mostrar a importância do agronegócio e da preservação do cerrado. A intenção inicial para o ano de 2022 é que o projeto consiga abranger pelo menos 640 alunos do município de Perdizes”, diz Israel Nardin, gerente de produção da Fazenda Água Santa.

A sede do NASC foi estruturada com um espaço para receber visitantes, local de descanso, sanitários, espaço para alimentação e viveiro de mudas nativas do cerrado. A partir da sede, foi criado um conjunto de trilhas, com cerca de 1.500 metros, pelos quais é possível ter contato direto com as riquezas do cerrado. Há ainda um ônibus safari, adaptado com itens de segurança para uma melhor experiência de visitação.

Vale ressaltar que a equipe do NASC está orientada e foi treinada para iniciar as visitações seguindo os protocolos sanitários de cuidados contra a Covid-19. A expectativa é receber estudantes de escolas dos municípios onde o NASC está inserido, fornecedores, visitantes, autoridades locais, entre outros, e desenvolver, num futuro próximo, atividades complementares de educação ambiental para a comunidade da região.

VISITAÇÃO

Para a participação no programa de visitação do NASC, as instituições de ensino poderão entrar em contato com a equipe, por meio da Ana Carolina Viegas, responsável pelo projeto que poderá dar mais informações aos interessados. (E-mail: [email protected]).

Sobre Fazenda Água Santa

A matriz da Fazenda Água Santa abrange os municípios mineiros de Perdizes, Pedrinópolis e Santa Juliana, com filial em Sacramento. Somos grandes produtores de cereais, café e eucalipto, no entanto, nossa principal atividade é o cultivo de batata. Aliamos nossas áreas produtivas às áreas preservadas, temos missão de produzir alimentos saudáveis de forma eficiente e sustentável.

Adotamos boas práticas agrícolas, de forma a garantir a segurança dos nossos trabalhadores, do meio ambiente e do alimento. Em parceria com a Bem Brasil, temos projetos de economia circular como a compostagem e a fertirrigação. A tecnologia no campo nos auxilia na otimização dos nossos processos e na eficiência energética. Tudo de forma a garantir que superemos as expectativas dos nossos parceiros com excelência na regularidade e qualidade. Nossos valores são o trabalho, o empreendedorismo, a simplicidade, a eficiência e a ética.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil Alimentos, indústria 100% brasileira de batatas pré-fritas congeladas, atua no mercado há 15 anos, sendo pioneira na atividade. A marca é líder isolada em penetração da batata pré-frita congelada nos lares brasileiros – detém um share de 40%, conforme pesquisa Nielsen/SuperVarejo – e apresenta o maior índice de frequência de compras nos supermercados, de acordo com a consultoria Kantar.

A companhia conta com duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: uma em Araxá e a outra no município de Perdizes, que geram mais de 1000 empregos diretos e 2 mil indiretos. A ampliação da fábrica de Perdizes, inclusive, está em fase inicial de operação e quase duplicou a atual capacidade produtiva da empresa, passando de 250 mil toneladas para mais de 450 mil toneladas de produtos. Seu mix contempla mais de 20 produtos voltados para food service e varejo nacional. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, ao longo dos anos, a Bem Brasil conquistou diversos prêmios pela sua excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas. A empresa prima pela sustentabilidade, com uma atuação focada na responsabilidade socioambiental e na governança corporativa, o que também já rendeu diversas certificações, entre elas o Selo Mais Integridade 2021 e 2022.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Comentários estão encerrados