Medidas simples podem fazer toda a diferença na hora de evitar uma possível contaminação

Com a ameaça do novo coronavírus, muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais são as medidas necessárias para se proteger. Os cuidados com os alimentos comprados, seja no mercado ou por meio de serviços de entrega, não devem ser ignorados, já que existe uma alta possibilidade de entrar em contato com o vírus causador da doença nessas situações.

Em tempos de afastamento social, fazer uma visita ao mercado se tornou uma tarefa complexa. Para evitar uma possível contaminação, é necessário tomar algumas medidas, como sair de casa em horários com pouco movimento na rua e nos estabelecimentos, além do uso de máscara. Também é importante manter-se a, pelo menos, dois metros de distância de outras pessoas – inclusive, dentro do mercado. Evite ao máximo tocar nariz, boca ou olhos com as mãos, até higienizá-las corretamente.

Na hora das compras, dê preferência por levar uma sacola de pano ou um carrinho para transportar os produtos, evitando utilizar as sacolas plásticas do estabelecimento. Ao chegar em casa, lave as mãos corretamente e só então toque nos alimentos É importante higienizar as embalagens utilizando um pano com álcool ou água sanitária, com cuidado para não tocar no alimento. Essa medida é essencial, já que as embalagens podem ter sido tocadas por outra pessoa contaminada. O COVID-19 sobrevive 24 horas em superfícies de papelão e de dois a três dias no plástico, transformando as embalagens de compra em transportadores do vírus.

E os cuidados especiais não devem ser tomados somente com as compras do mercado. As entregas de restaurantes por serviço de delivery também precisam receber atenção especial no combate contra o vírus. Nesse caso, a água com sabão e o álcool em gel serão grandes aliados, devendo ser usados para higienizar as mãos, tanto antes, quanto depois de buscar a encomenda. Além disso, caso o pagamento seja realizado no momento da retirada, é preciso manter uma distância segura de outras pessoas.

Após retirar o alimento da embalagem e antes de consumi-lo, é importante higienizar bem as mãos. Com tudo limpo, consumir a comida é seguro, já que o vírus, assim como outros agentes transmissíveis, não sobrevive após o processo de cozimento ou fritura por ser sensível ao calor.

Os sintomas do novo coronavírus incluem febre, tosse, perda de paladar e olfato e falta de ar. Caso algum desses sintomas seja apresentado, é necessário que a pessoa fique em isolamento, sem contato com outras pessoas, além de repousar. Se o quadro apresentar piora, é necessário procurar ajuda médica, encaminhando o paciente para cuidados mais avançados.

C/ Conversion

Comentários estão encerrados