Domingo foi dia de se encantar com o novo espetáculo da Orquestra Ouro Preto

A edição de número doze do FestNatal Araxá está chegando ao fim. Há uma semana no ar com espetáculos online, o festival chegou a sexta a marca de mais de 80 mil visualizações no YouTube e tem fôlego para bater recorde de público nesta edição histórica.

“Adianto que consideramos o FestNatal Araxá dois mil e vinte um grande sucesso e, acredite, não são apenas os números expressivos que apontam isso. Eles são importantes sim, mas para nós também é valor o esforço de dezenas de artistas, as conquistas da nossa equipe técnica, de produção e organização e principalmente os sorrisos no rosto. Foram muitos. De todos os cantos da cidade e de tantos outros lugares que aqui não teria tempo de enumerar”, ressalta a presidente da Fundação Cultural Acia, Elisa Baião Macedo.

Muitas atrações

O fim de semana promete. Na programação estão nomes como Mariana Rios, banda Vinith e Alan Tannus. O grande destaque do domingo (20) foi a Orquestra Ouro Preto, com o espetáculo “Um Conto de Natal”.

Em uma livre adaptação do Maestro Rodrigo Toffolo, o novo espetáculo da Orquestra Ouro Preto é a junção de duas obras icônicas da história da literatura e da música: “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e o “Concerto feito para a Noite de Natal”, do compositor italiano Arcangelo Corelli. A montagem utilizará técnicas de marionetes de fio, bonecos bidimensionais conhecidos como “patins” e efeitos de sombra, tudo isso sob a direção de cena de Eduardo Felix do Grupo Pigmaleão. Construídos ao longo da trajetória do grupo, os bonecos integram a coleção “Trupe da Corda Preta”.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, esta é uma oportunidade de valorizar e mostrar mais uma vez ao mundo a arte e a cultura mineiras. “Em um cenário singular, os acordes dos violinos, violoncelos e demais instrumentos irão se unir ao teatro de bonecos em um espetáculo cheio de simbolismos, feito especialmente para ser assistido em família”, destaca.

Com “s” de saudade

Uma das noites mais animadas do FestNatal Araxá trouxe “Os Arachás & Samba Quente – Pais e Filhos”. Parte importante da história musical da cidade, as bandas mostraram o porquê fizeram e fazem tanto sucesso e como se reinventaram para a nova geração.

A apresentação trouxe grandes músicas de todos os tempos. O público reagiu no chat ao vivo do YouTube:

“Espetáculo”, Adriana Justino.

“Que saudade dos shows, bailes”, Daniela Rodrigues.

“Orgulho desta turma. Muito bons no que fazem. Não perdem a qualidade”, Adriano Campos.

A noite ainda contou com a apresentação da banda 5º Sol.

Programação

Dia 21 (segunda)
– 19h – Abertura da live transmissão Youtube
– 19h15 – Auto de Natal
– 19h30 – Santa Missa

Como participar

As transmissões das lives são realizadas pelo canal do evento no YouTube. Para ter acesso, basta baixar o aplicativo no smartphone, tablet ou na TV e, na busca, digitar “FestNatal Araxá”. A organização orienta que a população também se inscreva no canal e ative as notificações (clicando no sininho que fica ao lado do nome). Assim, todos os dias quando a programação for iniciada o usuário receberá um aviso do próprio aplicativo.

Tudo gratuito

Toda a programação do FestNatal Araxá é gratuita. Com apoios diversos de serviços, voluntariado da comunidade, incentivos, recursos privados e governamentais destaca-se que o FestNatal Araxá tem a apresentação do Ministério do Turismo e da CBMM. É realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio Master da CBMM. Tem o patrocínio do Zema e Bem Brasil com o apoio da ACIA Araxá, TV Integração, Tauá Grande Hotel, Click Telecom, CDL Araxá e Codemig. Uma realização da Fundação Cultural Acia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

SERVIÇO

– FestNatal Araxá 2020
– Data: de 12 a 20/12
– Formato principal: live com transmissão pelo canal “FestNatal Araxá” no YouTube
– Outras informações: http://festnatalaraxa.com.br/

Comentários estão encerrados