O jovem enxadrista Edgard Nascimento de Souza Suzuki, da Academia Araxaense de Xadrez é um
dos convocados para defender o Brasil no ISF U15 Gymnasiade  

O jovem enxadrista Edgard Nascimento de Souza Suzuki, está prestes a fazer história ao representar o Brasil na ISF U15 Gymnasiade, evento internacional que reúne atletas escolares de diversas modalidades esportivas. A competição ocorrerá em Zlatibor, na Sérvia, e promete ser um marco na trajetória esportiva do talentoso enxadrista araxaense.

A ISF U15 Gymnasiade acontece anualmente e reúne jovens atletas de todo o mundo, proporcionando um espaço para a troca cultural e a vivência esportiva. Este ano, o evento contará com a participação de mais de 40 países e diversas modalidades, incluindo xadrez, onde Edgard se destacou nas seletivas nacionais. Participam da tradicional competição jovens de todo planeta com idade entre 13 a 17 anos e serão no total 25 modalidades esportivas em disputas, incluindo 4 paraesportes.

O Brasil através CBDE (Confederação Brasileira de Desportos Escolar) em parceria com a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) convocou os atletas brasileiros na modalidade de xadrez para representar nosso país. Serão os Campeões e vices módulos Feminino e Masculino dos Jogos Escolares Brasileiro (JEB´s). Entre os 4 atletas brasileiros um é o vice-campeão Brasileiro do JEB´s 2004 o araxaense Edgard Nascimento de Souza Suzuki. O aluno da Academia Araxaense de Xadrez Edgard teve uma trajetória brilhante até chegar a essa convocação, por sinal muito merecido. Foi Campeão Estadual do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) em 2024 Módulo 1 Masculino, representou MG juntamente com o Vice campeão do JEMG no JEB´s e terminou como vice Campeão Brasileiro. No mesmo ano de 2024 Representou o Brasil no Sulamericano Escolar na Colômbia levando a equipe brasileira em 4˚ lugar.

O ISF U15 Gymnasiade 2025 na modalidade de xadrez serão 2 torneios, uma na modalidade BLITZ com 11 rodadas e tempo de reflexão de 5 minutos para cada jogador com acréscimo de 3 segundos por lance e o outro torneio será na modalidade rápido com 11 rodadas e tempo de 15 minutos para cada jogador com acréscimo de 10 segundos por lance.

A participação na Gymnasiade não é apenas uma oportunidade para competir, mas também para aprender e se conectar com jovens atletas de diferentes culturas. Durante a competição, os participantes poderão interagir em atividades sociais e culturais, promovendo um ambiente de amizade e respeito entre nações.

A cidade de Araxá está orgulhosa do jovem talento que leva seu nome para o cenário internacional.

Comentários estão encerrados