Os recursos de videochamada se tornaram ainda mais importantes durante a pandemia, principalmente para as empresas que tiveram que adotar o regime de trabalho remoto. Por conta disso, ações da Zoom Video Communications, startup americana de videochamadas, chegaram a subir 60% neste ano. Agora, o Facebook prepara uma reação: a empresa anunciou uma nova função do Messenger. Chama de Rooms, o recurso permitirá videochamadas com até 50 participantes. Antes, o limite era de apenas oito pessoas.

As videoconferências com o novo número de participantes podem ser usadas ao criar uma sala virtual, através de um link, para as conversas. Em breve, será possível também criar e participar de salas a partir do WhatsApp e das funções de mensagem direta no Instagram. De acordo com o vice-presidente do aplicativo de mensagens Facebook Messenger, mais de 700 milhões de contas por dia participam de videochamadas, considerando tanto o Messenger quanto o WhatsApp – que também iniciou um teste com aumento do número de participantes em videochamadas no seu aplicativo.

“Em muitos países, as chamadas em vídeo no Messenger e no WhatsApp mais do que dobraram e as visualizações dos vídeos ao vivo no Facebook e no Instagram cresceram significativamente em março”, afirma. Com o anúncio da novidade do Facebook, as ações da Zoom caíram 3% no mercado americano. Ainda assim, quem faz chamadas em vídeo por meio do aplicativo da Zoom pode incluir um total de 100 participantes, desde que a chamada dure, no máximo, 40 minutos.

Em nota, a empresa disse que chamadas de vídeo e áudio fazem parte dos produtos da rede social há muitos anos, mas que agora há uma percepção do “quão importante estão sendo agora esses recursos para as pessoas”. Essa é a quinta novidade que o Facebook anuncia para um de seus aplicativos durante a quarentena.

A empresa iniciou o teste para o aumento de limite de participantes em videoconferências no WhatsApp; liberou um novo pacote de figurinhas no WhatsApp que foi feito em parceria com a Organização Mundial da Saúde; criou uma nova reação na sua rede social; e, no Instagram, passou a permitir que criadores de conteúdo deixem as transmissões ao vivo salvas no IGTV – área do aplicativo que rivaliza com o YouTube – para que elas possam ser vistas a qualquer momento.

C/ Ascom

Comentários estão encerrados