Nova portaria tem objetivo de estimular produção no país. Atualmente, há 24.608 produtores orgânicos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.

Foi publicada no Diário Oficial da União, no princípio da semana, uma portaria que atualiza regras e práticas na produção de alimentos orgânicos no país.

Uma das novidades é a incorporação de normas para produção de sementes, mudas e de cogumelos comestíveis na agricultura orgânica.

Imagem Crédito : Jerzy Górecki por Pixabay

A atualização traz ainda novidades na caracterização das unidades de produção orgânica, obrigatoriedade da adoção de medidas de proteção contra contaminação por unidades de produção vizinhas, mudanças nas regras para a produção animal e mel, inclusão de substâncias para uso como dessecantes e prazo mínimo para o período de conversão.

As medidas da portaria atendem às solicitações de produtores e técnicos, dando mais segurança ao sistema produtivo.

É considerado um produto orgânico, in natura ou processado, aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária, ou tem origem em processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Atualmente, há 24.608 produtores orgânicos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Para serem comercializados, os produtos precisam ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

C/ Rede Nacional de Rádio

Comentários estão encerrados