Um dos maiores eventos de mountain bike do continente, atletas de renome nacional e internacional, protocolos rígidos de prevenção contra a Covid-19 e restrição de público. A Copa Internacional Mountain Bike, um dos principais eventos da categoria na América do Sul, foi o primeiro grande teste para a retomada do turismo em Araxá. O evento registrou apenas 0,014% de testes positivos de Covid-19. Ao todo, foram realizados 2.194 exames, sendo três reagentes.

A Prefeitura de Araxá já autorizou outros eventos testes no município, como por exemplo, a realização de jogos oficiais do Araxá Esporte e a Forrest Run Origens, uma das mais importantes corridas de montanha do país. A Secretaria Municipal de Saúde também liberou a realização de outras competições esportivas no último fim de semana após apresentação dos protocolos sanitários. Os eventos movimentaram o comércio da cidade e reaqueceram o setor de hotelaria, que ainda sofre os efeitos da pandemia.

Além das diversas medidas de proteção, o município exige, no mínimo, a apresentação do Cartão de Vacina atualizado para liberação de um número limitado de público. Na Copa Internacional de Mountain Bike, por exemplo, os organizadores exigiram o teste de Covid para atletas, colaboradores e público presente.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, os casos positivos registrados são de pessoas de outros municípios. “Hoje, grande parte do país já está imunizado com a 1ª dose da vacina e idosos e pessoas com comorbidades já com a 2ª dose”, afirma.

“Depois de tantos meses em casa é inevitável que as pessoas viajem, se divirtam, se reúnam. O que precisamos é evitar festas ‘clandestinas’, sem protocolo de biossegurança. Por isso, o protocolo é essencial. No caso da Copa Internacional de Mountain Bike, as pessoas testadas positivas e consequentemente não participaram do evento foram orientadas a ficarem em isolamento, assinaram uma notificação e termo de responsabilidade”.

Comentários estão encerrados