Balanço publicado nesta manhã pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta que cerca de 30.400 casos ainda estão sob acompanhamento; outros 200 mil são considerados recuperados

Um balanço publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã desta terça-feira (8) aponta que Minas Gerais chegou à marca de 236.663 diagnósticos de Covid-19 acumulados desde o aparecimento do primeiro infectado ainda no início do mês de março. Apenas nas últimas 24 horas, contadas entre a manhã de segunda-feira (7) e esta terça, 651 registros entraram para o relatório estadual – uma média de 27 novos casos detectados a cada hora.

A quantidade de mortes provocadas pela enfermidade também permanece em crescimento no Estado. Vinte e seis óbitos passaram a constar no levantamento desta manhã, aumentando para 5.877 a quantidade de mortes que aconteceram aqui em decorrência de complicações da Covid-19.

Estatísticas preparadas pela própria SES-MG indicam que a mortalidade pela infecção é maior entre aqueles pacientes com idades superiores a 60 anos – sendo que a média de idade dos óbitos confirmados é, hoje, 71 anos. Além disso, a doença é principalmente preocupante quando acomete portadores de comorbidades como doenças no coração e diabetes.

Sabe-se até o momento que 74% das mortes aconteceram justamente em pacientes que sofriam destas enfermidades antes de contraírem o vírus. A taxa de letalidade está em torno de 2,5% e 536 municípios mineiros registraram óbitos até então. A maior porcentagem das mortes apontadas pelo balanço desta terça-feira aconteceu entre sábado (5) e domingo (6) – cerca de 69% do total.

Fora as mortes provocadas pelo contágio, a pandemia de Covid-19 também tem provocado um aumento na demanda dos sistemas público e privado de saúde em Minas Gerais. Segundo dados da Secretaria de Saúde, cerca de 24.200 mineiros acometidos pelo coronavírus precisaram ser hospitalizados nas redes de saúde existentes no Estado. O restante conseguiu curar-se da doença mantendo apenas o isolamento domiciliar.

Belo Horizonte se mantém como o município com a maior concentração de óbitos e diagnósticos positivos para o coronavírus. Mais de 34.700 moradores da capital mineira foram infectados, e 1.073 pessoas morreram por complicações causadas pela Covid-19. Logo atrás aparece Uberlândia no Triângulo Mineiro, onde há 21.631 pessoas infectadas e 445 mortes em decorrência da enfermidade. Até esta terça-feira, a pandemia já havia alcançado 840 municípios de Minas Gerais – cerca de 98,4% dos aqui existentes. Apenas 13 cidades ainda não registraram casos ou óbitos para a doença.

CLIQUE aqui e veja os números oficiais:

C/ O TEMPO

Comentários estão encerrados