O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia, que visa reconhecer o trabalho de profissionais que se dedicam à produção cientifica e tecnológica brasileira, está com as inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro. Iniciativa da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o Prêmio tem o objetivo de reconhecer, incentivar e estimular jovens pesquisadores a contribuírem com o desenvolvimento científico e da inovação no Brasil através da realização de pesquisas científicas e tecnológicas que possam gerar impacto.

Os candidatos podem se inscrever individualmente ou em grupo de até três pesquisadores. Poderão participar profissionais que tenham desenvolvido projetos inovadores nas áreas de Ciências da Computação, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Engenharias, Física, Matemática e Química. Universidade, instituto de pesquisa ou empresa com foco em desenvolvimento tecnológico poderá indicar até cinco candidatos por categoria, porém a inscrição e a submissão dos documentos têm que ser feitas pelos próprios candidatos indicados.

A inscrição poderá ser feita em duas categorias: “Ciência”, voltada para pesquisadores que tenham desenvolvido obra científica de reconhecido valor para o desenvolvimento científico e de impacto relevante para a colocação do Brasil em destaque no cenário mundial da ciência; e “Tecnologia”, para os que tenham contribuído para a pesquisa ou o desenvolvimento de processos, produtos ou metodologias, em áreas aplicadas, e que tenham produzido impacto econômico, ambiental ou social relevante para o desenvolvimento do Brasil. O valor da premiação é R$ 500 mil para cada categoria.

Serão analisados os critérios de originalidade e criatividade, contribuição e impacto para a ciência ou desenvolvimento e inovação. O resultado será divulgado até o dia 1º de julho de 2020.

Comentários estão encerrados