O Carnaval está chegando. Durante a maior festa popular é necessário tomar alguns cuidados para garantir que a folia não termine antes da hora. Um dos mais importantes é evitar doenças causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

A presidente do Conselho Regional de Nutrição da Quarta Região, Manuela Dolinsky, recomenda que o folião evite comer na rua e indica quais alimentos apresentam os menores riscos de contaminação.

“Frutas oleaginosas e secas seriam excelentes. São fáceis de acondicionar, são leves, não têm o risco de contaminação e são super saborosas. As castanhas de uma forma geral, as passas e outras frutas desidratadas e ressecadas podem ser uma excelente opção de lanche para carregar nos blocos de carnaval”, destacou.

Caso as refeições fora de casa sejam inevitáveis, a principal recomendação é lavar bem as mãos antes de comer. O folião também deve observar se os alimentos que vai consumir estão armazenados de forma adequada, em recipientes tampados e separados, medida que previne a contaminação cruzada. Isso porque produtos como carnes, peixes e verduras podem conter micróbios perigosos e transferi-los para outros alimentos durante o preparo.Também é recomendável, adverte a nutricionista, evitar alimentos mal cozidos e preparações culinárias que contenham ovos, como maionese.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são notificados em média, por ano, 700 surtos de doenças transmitidas por alimentos, com 13 mil doentes e dez óbitos. A maioria das doenças é causada por bactérias, mas também há surtos provocados por vírus e substâncias químicas. Os sintomas mais comuns dessas doenças são: náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre.

C/ AGÊNCIA BRASIL

Comentários estão encerrados