Na manhã de sexta-feira (2), um incêndio em vegetação ocorreu na Avenida José Ananias de Aguiar, no bairro Guilhermina Vieira Chaer, em Araxá. Por volta das 10h30, a equipe de socorro da 2ª Companhia de Bombeiros chegou ao local e encontrou as chamas já consumindo uma área de cerca de 15 mil metros quadrados, que incluía pastagens e mata nativa.

Os bombeiros utilizaram cerca de 1.000 litros de água e abafadores para combater o fogo, atuando em todos os flancos do incêndio. O combate durou cerca de 4 horas, e, embora as chamas tenham sido controladas, a causa do incêndio ainda não foi identificada.

Foto Crédito: Corpo de Bombeiros

Crime Ambiental

Com o início do período de estiagem, o pasto e o solo ficam secos e aumenta a incidência de fogo em áreas de vegetação, sendo que além de causar danos ambientais e para a saúde, as queimadas são caracterizadas como crime ambiental passível de penalidade.

De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.

C/ Corpo de Bombeiros

Comentários estão encerrados