Araxá segue a orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para definir os grupos prioritários para vacinação
Com os imunizantes disponíveis contra a Covid-19 perto do fim e sem previsão para a chegada de novas doses na cidade, a Prefeitura de Araxá suspendeu a vacinação até a chegada de novos lotes. O estoque restante concluirá a vacinação de idosos acima de 90 anos até o fim da semana e vai assegurar a aplicação da segunda dose restante das primeiras pessoas vacinadas.
O Governo de Minas Gerais encaminhou 4.555 doses para Araxá até o momento. Dessas, 3.994 já foram aplicadas. São 3.261 pessoas que já receberam a primeira dose e, dessas, 733 já receberam a segunda aplicação do imunizante. Os primeiros a receberem vacinas contra a Covid-19 em Araxá foram profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e idosos com mais de 60 anos que residem em instituições de longa permanência.
“De acordo com o último levantamento, restam 561 doses. Com esse estoque vamos concluir a vacinação de idosos acima de 90 anos e, principalmente, aqueles com dificuldade de deslocamento até a unidade de saúde. Também vamos assegurar a segunda dose das primeiras pessoas vacinadas em Araxá, pois não temos previsão de quando as próximas vacinas chegarão. Sendo assim, decidimos suspender temporariamente a vacinação dos profissionais de saúde”, explica a secretária municipal de Saúde, Diane Dutra.
Segundo ela, o município segue a orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para definir os grupos prioritários para vacinação. “Estamos em contato diariamente com as Regionais de Saúde e todos os municípios mineiros têm seguido a orientação do Estado em relação ao Plano Nacional de Vacinação. Provavelmente, com a próxima remessa, teremos condições de iniciar a vacinação de idosos abaixo de 90 anos, mas ainda não sabemos qual será a faixa etária comtemplada nesta etapa”, ressalta Diane.