Araxá poderá ganhar um Centro de Atendimento e Atenção à Saúde do Idoso. Pelo menos é essa a intenção da vereadora Leni Nobre, do Partido dos Trabalhadores. A parlamentar apresentou indicação, endereçada ao prefeito Robson Magela e ao secretário de Ação Social, Wagner Cruz, para que estude a possibilidade. A proposta foi apresentada na Reunião da Câmara Municipal de Araxá desta semana e foi encaminhada ao Executivo Municipal.
A parlamentar argumento que segundo estudos levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 33 milhões de pessoas idosas no Brasil. O estudo também mostra que esse número vem crescendo haja vista o crescimento da expectativa de vida da população. As pesquisas, ainda de acordo com a vereadora do Partido dos Trabalhadores, também indicam que, em 2050, um em cada quatro brasileiros será idoso. Para o ano de 2023, os idosos almejam mais políticas públicas no campo da saúde e em Araxá não é diferente.
“Os idosos, em sua maioria, são pessoas mais vulneráveis, às vezes vítimas de preconceitos. Desta forma, é preciso respeitar os idosos, em especial na área de saúde para que possam ter qualidade de vida. Portanto, considerando o envelhecimento populacional, não resta dúvidas de que a atenção à saúde dos idosos deve estar no topo das prioridades dos gestores, priorizando a abordagem preventiva e investindo em programas de promoção da saúde, de forma preventiva”, destacou.
Finalizando, a vereadora que cumpre seu primeiro mandato no Legislativo disse que o Centro de Atendimento e Atenção à Saúde do Idoso de Araxá terá papel estratégico em ofertar atenção integral a saúde oferecendo atendimento multidisciplinar contendo serviços de geriatria, dermatologia, fonoautrilogia, odontogeriatria, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional e assistência farmacêutica.