Sem a influência do ar frio de origem polar, que não está conseguindo entrar no Brasil devido aos
bloqueios causados pelas massas de ar quente, as temperaturas permanecem elevadas no país

A última semana de fevereiro começa quente e abafada no Brasil, com condições para pancadas de chuva em praticamente todo o país. Na maioria das áreas, essas pancadas de chuva vão ocorrer durante a tarde e à noite, associadas ao calor e a disponibilidade adequada de umidade no ar, que vai permitir a formação das nuvens carregadas. Em Araxá esta segunda-feira (24), amanheceu com os termômetros indicando máxima de 29ºC e a umidade relativa do ar em 77%. A previsão para amanhã, terça dia 25 e na quarta-feira, dia 26, é de céu nublado com possibilidade de garoa o dia todo e com máxima de 29ºC. Na quinta e na sexta-feira, respectivamente, as temperaturas aumentam novamente e a máxima prevista é de 30ºC.

Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, não há previsão de atuação de nenhuma frente fria pela costa leste brasileira. Na costa norte do Brasil, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical continua ativa e ajuda a manter espalha as áreas de instabilidade nesta parte do país.

Calor em todo país

Sem a influência do ar frio de origem polar, que não está conseguindo entrar no Brasil devido aos bloqueios causados pelas massas de ar quente, as temperaturas permanecem elevadas no país. O Rio de Janeiro e Porto Alegre devem ficar entre as cinco capitais mais quentes nesta segunda-feira, com temperaturas de até 36°C.

A onda de calor que começou a ser observada em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste no dia 12 de fevereiro deve se encerrar nesta segunda-feira, 24 de fevereiro. Uma outra onda de calor, associada a um novo sistema de alta pressão atmosférica, atua em parte do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, além do Uruguai, do Norte e Leste da Argentina e do Paraguai. Esta onda de calor teve início no dia 22 de fevereiro e deve prosseguir até o dia 27.

C/ ClimaTempo

Comentários estão encerrados