Além das promoções que caracterizam a data, pagamento da 1ª parcela do 13º salário também incentiva as compras

A Black Friday já se consolidou, definitivamente, como uma das principais datas comerciais do país. E uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) confirma essa realidade. Segundo o levantamento, 61% dos mineiros vão aumentar o consumo em função da data, que neste ano será celebrada no dia 29 de novembro.

Os dados mostram, ainda, que dentre os setores que figuram no ranking das preferências dos consumidores, destacam-se os Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%), seguido por Vestuário e Calçados (24,7%), Supermercado e Hipermercado (11,6%), Cosméticos e Perfumaria (11,2%) e Móveis (7,7%).

Conforme analisa o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a Black Friday é um período de oportunidades. “Além da possibilidade de encontrar promoções e preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos, o consumidor tem um incentivo a mais em novembro com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, que deve injetar R$ 16 bilhões na economia do estado”, ressalta.

Foto Crédito: Freepik.com

Lojas online e compras parceladas

Com relação ao local das compras, 54% dos mineiros preferem as lojas online, enquanto 46% não abrem mão de ir às lojas físicas.

Já sobre os meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado é a preferência de 52% dos entrevistados, seguido por cartão de crédito à vista e PIX, com 16% cada. Cartão de débito aparece na sequência, com 13% e, por fim, o dinheiro somando apenas 3%.

“Como vimos nos dados, a maioria dos consumidores querem comprar artigos eletrônicos e eletrodomésticos, que são itens de maior valor agregado. Por isso, o parcelamento no cartão de crédito se torna uma opção atrativa, pois dilui esse valor ao longo dos meses, sem comprometer de uma só vez o orçamento. Mesmo porque, o cenário econômico do país segue exigindo cautela”, analisa o economista da FCDL-MG.

A pesquisa também revela que, embora a maioria das lojas realizem promoções ao longo de todo o mês, 80% dos entrevistados vão efetuar suas compras somente no dia 29/11, quando acreditam que haverá maiores descontos.

Natal

Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. A maioria (36%) disse que as compras de Natal ficarão para a última hora, enquanto 32% querem mesmo aproveitar a Black Friday. Outros 32% preferem comprar na primeira semana de dezembro, arriscando num possível “rescaldo” da Black Friday.

“Frente a todos esses dados, vale dizer para o lojista: não espere o melhor momento, faça acontecer. A Black Friday traz oportunidades de vendas, de testar produtos e de se preparar para melhor data de vendas do ano, que é o Natal. O que vale é ser criativo, colocando em prática ações que atraiam o consumidor por meio de descontos, temáticas diferenciadas, atendimento customizado e novidades”, finaliza Vinícius Silva.

Clique aqui para acessar os gráficos da pesquisa.

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