Indicação apresentada na Câmara Municipal busca reforçar a segurança de pacientes,
acompanhantes e servidores na unidade de saúde

Durante a Sessão Legislativa desta semana, o vereador Alexandre dos Irmãos Paula apresentou uma indicação que visa fortalecer a segurança na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá. O parlamentar solicitou, por meio de documento oficial, que a Secretaria Municipal de Segurança Pública, sob a gestão de Nayara Pacheco, e a Secretaria Municipal de Saúde, liderada por Sebastião Donizete de Souza, realizem estudos técnicos para a implementação, ampliação e modernização do sistema de videomonitoramento da unidade.

A proposta do vereador prevê que as câmeras cubram áreas estratégicas, como os acessos principais, recepção, corredores, estacionamentos e outros espaços comuns de grande circulação. O objetivo central é garantir um ambiente mais seguro para todos que utilizam o serviço de urgência e emergência, além de oferecer maior proteção aos profissionais que atuam no local.

Segurança e proteção de dados

O vereador Alexandro dos Irmãos Paula durante Sessão na Câmara de Araxá

Em sua fala na tribuna, o vereador Alexandre ressaltou que a UPA é um local de fluxo intenso e constante, onde a sensação de segurança é fundamental para o bom atendimento. “A modernização do sistema de monitoramento não é apenas uma questão de vigilância, mas de cuidado com a vida. Queremos que o cidadão araxaense se sinta acolhido e protegido ao buscar socorro médico”, destacou o parlamentar.

A indicação também faz questão de enfatizar que toda a instalação e operação do novo sistema deverão seguir rigorosamente as normas vigentes de proteção de dados e privacidade, assegurando que o monitoramento seja utilizado estritamente para fins de segurança e organização do espaço público, respeitando a intimidade dos pacientes e servidores.

A expectativa agora é que a Administração Municipal, em conjunto com os órgãos competentes, analise a viabilidade técnica da proposta para que o projeto possa ser executado, trazendo mais tranquilidade para a rotina da UPA em Araxá.

Comentários estão encerrados