Na última sessão da Câmara Municipal, a vereadora Fernanda Castelha (PDT) apresentou a Indicação nº 396/2025, endereçada ao prefeito municipal Robson Magela e ao secretário municipal de Saúde, Rubens Ebert Batista Miranda. A proposta solicita a reforma completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araxá, além da aquisição de novo mobiliário e itens essenciais para o seu funcionamento adequado. O requerimento foi aprovado na Sessão Legislativa e encaminhado ao Executivo Municipal.

A UPA Araxá é um importante ponto de atendimento à saúde na cidade, oferecendo serviços emergenciais à população. No entanto, a vereadora destacou que as condições atuais da unidade não são ideais para garantir um atendimento de qualidade. “É fundamental que nossos cidadãos tenham acesso a um ambiente que proporcione conforto e segurança durante o atendimento. A reforma e a atualização do mobiliário são passos essenciais para melhorar a experiência dos pacientes e acompanhantes”, afirmou Fernanda.

Entre os itens solicitados na indicação estão cadeiras e poltronas para acompanhantes, mobiliário para coleta de exames, camas, cochonetes e roupas de cama. A vereadora enfatizou que esses elementos são cruciais para o bom funcionamento da unidade, contribuindo para a eficiência do atendimento e o bem-estar dos pacientes. “Uma UPA bem equipada não só melhora o atendimento, mas também impacta positivamente na recuperação dos pacientes”, acrescentou.

A UPA de Araxá atende diariamente centenas de pessoas, sendo que muitas delas permanecem internadas por vários dias, aguardando a realização de exames ou a transferência para hospitais da região. Durante esse período, os pacientes são acompanhados por familiares ou amigos que, além do desgaste emocional, enfrentam condições precárias de acolhimento, sendo obrigados a pernoitar em cadeiras de plástico, sem o mínimo de conforto.

“As camas utilizadas pelos pacientes encontram-se com colchonetes finos e desgastados. As poltronas utilizadas para coleta de exames também apresentam visível estado de deterioração. O prédio da UPA, por sua vez, necessita urgentemente de reparos estruturais, incluindo pintura das paredes, muitas das quais estão sujas e danificadas. “Outro ponto crítico e recorrente entre as reclamações da população refere-se à infraestrutura sanitária da unidade. Tanto o setor de observação quanto o de internação dispõem de apenas um banheiro, compartilhado entre pacientes, acompanhantes e funcionários, o que compromete seriamente as condições de higiene e dignidade dos usuários”, arrematou a vereadora.

A vereadora Fernanda Castelha (PDT) durante uso da tribuna na Câmara Municipal de Araxá

Por fim, Fernanda Castela ressaltou ainda a necessidade de um investimento contínuo na saúde pública, afirmando que reformas como essa são essenciais para garantir que todos os cidadãos tenham acesso à saúde de qualidade. “A saúde é um direito fundamental, e devemos lutar para que todos os araxaenses recebam o atendimento digno que merecem”, concluiu.

Comentários estão encerrados