Executado até 2023, o Programa Fosfogesso atendia cerca de 280 produtores rurais de Araxá e região

O Programa Fosfogesso, uma iniciativa que vem ganhando destaque no setor agrícola brasileiro, se mostra como uma alternativa sustentável e econômica para os produtores rurais. Com o objetivo de promover o uso do fosfogesso, um subproduto da indústria de fertilizantes, o programa tem apresentado benefícios significativos para a agricultura e para a saúde do solo. É com esse objetivo que o vereador Rodrigo do Comercial Aeroporto apresentou Indicação ao Executivo Municipal, solicitando ao prefeito Robson Magela a retomada do Projeto em Araxá. A Indicação foi aprovada na Reunião Ordinária desta semana e encaminhada para a Administração Municipal.
No uso da tribuna, Rodrigo do Comercial Aeroporto lembrou que o programa esteve em execução em Araxá no ano de 2023 e garantiu a participação de pequenas propriedades rurais ou áreas arrendadas, limitando-se a cada produtor rural um total de 40 toneladas do produto. “Ao todo, eram distribuídas 10 mil toneladas do gesso agrícola para cerca de 280 produtores rurais”, destacou.

O pó de gesso agrícola, ainda segundo o vereador, é um insumo de extrema relevância para a correção e melhoria da qualidade do solo, especialmente em regiões como Araxá, onde a agricultura representa uma das principais atividades econômicas. “A interrupção do programa de fornecimento desse insumo tem impactado negativamente a produtividade e a sustentabilidade das lavouras, gerando prejuízos econômicos e ambientais”, complementou.
A aplicação do pó de gesso no solo proporciona benefícios agronômicos comprovados, tais como: correção da acidez subsuperficial; melhoria da estrutura do solo; aumento da eficiência dos fertilizantes e mitigação de impactos ambientais. “Diante desses benefícios, a retomada do programa de fornecimento de pó de gesso é uma medida urgente e necessária para garantir a competitividade e a sustentabilidade da agricultura em Araxá”.