O vereador Marciony Sucesso, apresentou duas demandas relacionadas à saúde, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta semana. O parlamentar que cumpre seu primeiro mandato no Legislativo, solicitou a criação de novas vagas de estacionamento na Unidade de Pronto Atendimento de Araxá (UPA) e a realização de um estudo para a implantação de um anexo da Farmacinha Municipal na UPA e nos Ambulatórios de Emergência (AMEs) Uninorte e Unileste. Os pedidos foram endereçados ao Executivo Municipal, através das Secretarias de Saúde e de Obras Públicas e Mobilidade Urbana.
De acordo com o vereador do PP, a implantação de um anexo da farmacinha na UPA de Araxá e nas AMEs, é uma medida de extrema importância, considerando o grande volume de pacientes atendidos mensalmente. “Em apenas um mês, a UPA recebe mais de 4.136 pacientes, enquanto as AMEs atendem aproximadamente 1.569 pessoas. Muitos desses pacientes, especialmente os que se encontram em condições de saúde fragilizadas, não possuem condições de se deslocar até a farmacinha para retirar os medicamentos necessários para seu tratamento”, destacou o vereador.
A extensão da Farmácia Municipal, continua Marciony permitirá uma entrega mais rápida e eficiente, além de proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos usuários do serviço de saúde, minimizando o impacto do deslocamento para aqueles em situações mais vulneráveis. “Ao garantir o acesso imediato aos medicamentos diretamente na UPA, estaremos promovendo a saúde de forma mais inclusiva e humanizada, oferecendo suporte para aqueles que enfrentam dificuldades no momento de maior necessidade”, finalizou o vereador.
Estacionamento na UPA
Sobre o estacionamento na Unidade de Pronto Atendimento de Araxá, o vereador enfatizou que a ampliação das vagas de estacionamento na Unidade de Pronto Atendimento se torna uma medida fundamental para garantir o melhor atendimento aos pacientes, acompanhantes, profissionais de saúde e demais visitantes. “Atualmente, a UPA enfrenta uma alta demanda por estacionamentos, o que tem gerado longos períodos de espera e dificuldades de acesso, especialmente em horários de pico.