O vereador Pastor Moacir Santos do Republicanos, usou a tribuna da Câmara Municipal de Araxá na Reunião Ordinária desta semana para criticar a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais -, pela situação de descaso e abandono do complexo do Barreiro. O parlamentar apresentou requerimento, direcionado ao presidente da Estatal, Thiago Coelho Toscano, solicitando ações emergenciais para revitalização do complexo, bem como, recuperação de pavimentação asfáltica, limpeza e capina dos jardins, melhorias no sistema de drenagem pluvial e reforma dos bancos e das lixeiras do complexo. O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado à Codemge.
No uso da tribuna, o vereador destacou que o complexo do Barreiro é com certeza o principal cartão postal de Araxá. “O espaço abriga, além do majestoso Grande Hotel do Barreiro e Termas de Araxá, o Hotel Nacional Inn, as fontes Dona Beja e Andrade Júnior (água sulfurosa), além dos jardins projetados por Burle Marx. A preservação deste patrimônio é garantida pelo tombamento feito pelo governo do Estado e sua manutenção ainda é de responsabilidade da Codemge. Hoje quem vai ao Complexo do Barreiro se depara com uma situação no mínimo, deprimente. As vias públicas do local estão praticamente intransitáveis pois a pavimentação asfáltica apresenta muitos buracos, o mato alto e a falta de limpeza no entorno do Lago Norte e de todas as áreas do Barreiro demonstram que o principal atrativo turístico de Araxá e, que também é local de lazer da comunidade araxaense, está totalmente abandonado”.
Estas melhorias, continua o vereador, já deveriam ter sido realizadas pelo Governo do Estado, porém, como nada foi feito, acreditamos que antes tarde do que nunca. “Solicitamos através deste Requerimento uma ação emergencial por parte da Codemge para resolver pelo menos estes problemas pontuais que estão causando tantos transtornos a todos os frequentadores do Complexo do Barreiro”, arrematou.