Celebração vai reproduzir momento do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida
O Araxá Rodeio Show 2025 começa oficialmente nesta quarta-feira (23) com a tradicional missa sertaneja, que será realizada a partir das 19h no ExpoMinas. A celebração será presidida pelo padre Sérgio Márcio de Oliveira, com concelebração dos padres Jonathan Costa e Geovane Geraldo da Silva. De acordo com o padre Sérgio, pároco da Paróquia de São Geraldo, a missa sertaneja reúne elementos litúrgicos tradicionais com símbolos da cultura rural. “Será um momento de muita fé e de resgate da cultura sertaneja. É uma celebração comum, mas nós inserimos cânticos com letras religiosas e melodias de músicas sertanejas antigas, e o ambiente é decorado com coisas da roça”, afirma.
Ainda de acordo com o sacerdote, o evento evoca uma memória afetiva presente na vivência de muitas famílias do interior. “A missa sertaneja com certeza lembra nossas origens rurais. Ela é uma celebração que mexe muito com o povo porque fala daquilo que é próprio dele”, diz. “Todos estão convidados a rezar conosco, participar conosco, para abrirmos com muita fé e alegria esse grande evento que é o Araxá Rodeio Show.”
Novidades
Coordenador de liturgia, Luciano Fonseca destaca que o coral sertanejo está confirmado e ensaia para um momento que promete ser inesquecível. “Neste ano, um dos pontos que deve emocionar os fiéis será a reprodução de como foi achada a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, antecipa.
Com entrada gratuita, a missa convida os fiéis a fazerem um gesto de solidariedade: a doação de um litro de óleo. Os donativos serão destinados a cinco entidades assistenciais da cidade: Apae, Associação do Amor, A&+, Fazendinha do Senhor Jesus e Caminheiros do Bem. “A doação será somada ao que arrecadarmos com o ingresso solidário e repassada a essas instituições, que desempenham um trabalho fundamental em nossa comunidade”, explica Luciano Rios, um dos organizadores do evento.