A Secretaria Municipal de Segurança Pública iniciou a vistoria nos ônibus que fazem o transporte público urbano de Araxá. A inspeção tem o objetivo de garantir a qualidade da frota que atende 28 linhas e uma média de 14 mil usuários por dia.

A verificação feita por agentes da Assessoria de Trânsito e Transportes (Asttran) e apoio da Vigilância Patrimonial é realizada na sede da Vera Cruz durante a madrugada, período em que os ônibus não circulam. Os trabalhos também são acompanhados por profissionais da empresa.

Na vistoria são observados itens relacionados à segurança, conforto, higiene, funcionamento, acessibilidade e conservação, além das condições internas e externas dos veículos. Os fiscais verificam o estado dos pneus, parte elétrica como faróis, pisca alerta, limpadores de parabrisas, luz de freio e das placas.

Conferem ainda os avisos obrigatórios, o acionamento das portas automáticas, o piso antiderrapante nos degraus, as condições dos bancos, barras dos pegadores, janelas e campainha.

O secretário municipal de Segurança Pública, major Eurípedes Lemos, destaca que o trabalho é muito importante para dar garantia ao usuário do transporte público quanto à sua segurança. “Começamos pela empresa Vera Cruz, vamos fazer vistoria no transporte escolar, táxis e todos os veículos que prestam transporte de passageiros. Vamos manter a fiscalização a rigor em todo o tipo de transporte coletivo”, relata.

O supervisor de Manutenção da Vera Cruz, Antônio Carlos da Silva, informou que a vistoria é vista com bons olhos. “A verificação é necessária tanto para atender a manutenção da frota quanto para a segurança do nosso cliente.”

A inspeção será realizada em 48 veículos até esta quinta-feira (21). Os usuários do transporte coletivo também podem auxiliar a Prefeitura de Araxá na verificação da qualidade do serviço. Sugestões e reclamações podem ser registradas na Secretaria Municipal de Segurança Pública pelo telefone 3669-8076.

Comentários estão encerrados