O encontro será no dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, com transmissão gratuita pelos canais virtuais do projeto Youtube, Instagram e Facebook

O Sempre Um Papo e a CBMM abrem a programação 2021 do projeto em Araxá, neste ano comemorativo dos 35 anos de realização ininterrupta, recebendo o escritor Tom Farias e a professora Leni Nobre, para falarem sobre Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora, poetisa, da favela do Canindé e ex-catadora de papel que acaba de receber, em homenagem póstuma, a concessão do título de Doutora Honoris Causa pelo Conselho Universitário da UFRJ. O encontro será no dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, com transmissão gratuita pelos canais virtuais do projeto Youtube, Instagram e Facebook.

Tom Farias é autor do livro “Carolina – Uma Biografia” (Ed. Malê). Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, em Sacramento, Minas Gerais, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Araxá, em uma comunidade rural, filha de pais analfabetos. Teve uma infância sofrida e, aos sete anos, frequentou a escola, quando aprendeu a ler e a escrever. Em 1937 mudou -se para São Paulo.

Aos 33 anos, desempregada e grávida, mudou-se para a favela do Canindé, na zona norte da capital paulista. Trabalhava como catadora de papel e, nas horas vagas, registrava o cotidiano da favela em cadernos que encontrava no material que recolhia. Um destes diários deu origem a seu primeiro livro, Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, publicado em 1960. A obra virou best-seller, foi vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas. Três anos depois, publicou o romance “Pedaços de Fome” e o livro “Provérbios’. Morreu em fevereiro de 1977, aos 62 anos, de insuficiência respiratória. Outras seis obras póstumas foram publicadas após sua morte, compiladas a partir dos cadernos e materiais deixados pela autora.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 11 livros, entre biografias, romance e ensaios literários. Finalista do Prêmio Jabuti (2009) recebeu o prêmio “Sílvio Romero”, da Academia Brasileira de Letras, “Medalha Honra ao Mérito”, do Governo do Estado de Santa Catarina, e a “Medalha Cruz e Sousa”, da Câmara Catarinense do Livro, entre outros.

Leni Nobre de Oliveira é professora de Ensino Profissional Técnico e Tecnológico de Nível Médio e de graduação. Atualmente, é vereadora na Câmara Municipal de Araxá, Graduada em Letras Portugues/Inglês e suas literaturas, é especialista em Literatura Brasileira pela PUC-MG, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Literatura Comparada, ambos pela UFMG.

Atuou na Unidade de Araxá do CEFET-MG também como coordenadora do Pró-técnico, chefe de Departamento, coordenadora de várias ações e representante em vários eventos do Cefet em outras unidades e eventos da Cultura em geral.  É autora do livro de poesias “O sol brilha por si”, de uma Dissertação de Mestrado, uma tese de Doutorado e de muitos artigos nas áreas da matemática, literatura comparada, Teoria da Literatura, sob diversos temas e só diversos autores e obras.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da CBMM com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

#SempreUmPapoEmCasaAraxá com Tom Farias e Leni Nobre

Dia 25 de março, quinta-feira, às 18h, evento virtual gratuito com transmissão pelo Youtube, Instagram e Facebook: @sempreumpapo

Comentários estão encerrados