Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mostra que o número de pessoas que usam aplicativo no celular para realizar operações bancárias ultrapassou a quantidade daqueles que recorrem ao internet banking. A mudança de comportamento é expressiva.

De acordo com o estudo, de 2017 para 2018 houve uma queda de 7% de contas que usaram o internet banking – que consiste no acesso via navegador instalado em computador. Foi a primeira vez que o número de acessos ao sistema caiu no país. Já o número de contas que acessaram serviços via celular somaram 70 milhões em 2018, um crescimento de 23%. “A facilidade em poder resolver questões financeiras apenas usando o celular, e a economia de tempo, são pontos cruciais para esse crescimento”, avalia a superintendente da Unicred Central Multirregional, Ana Carolina Ramos.

Para Ana Carolina, o uso da tecnologia também avançará nos demais serviços financeiros, como reconhecimento de assinaturas em cheques e validação de transações. “A sofisticação do tipo de serviço acessado pelo celular está aumentando, e o cliente cada vez mais busca por comodidade. A tendência é que a maioria das transações se convertam para o digital”, acredita.

Na Unicred, por exemplo, o cooperado conta com canais digitais que possuem layout clean e navegabilidade mais intuitiva, para facilitar a interação. Outro recurso disponibilizado pela instituição é o depósito de cheque online. “A utilização dos nossos canais digitais passou de 49% nas transações para 60% no último ano. Isso não exclui a importância do atendimento diferenciado e personalizado das agências de nossas cooperativas, mas chega para somar esforços para uma melhor experiência”, afirma.

C/ Ascom

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