Os 48 ônibus que fazem o transporte público coletivo de passageiros em Araxá começaram a ser vistoriados na terça-feira (7). As verificações acontecem até esta quinta-feira, dia 05, pela Secretaria Municipal de Segurança Pública no pátio da Vera Cruz Transportes, empresa concessionária do serviço.

Estão sendo verificadas as condições mecânicas, elétricas, de higienização e conservação dos ônibus, assim como tacógrafo, extintor de incêndio, janela com abertura de segurança, o estado dos pneus, para-brisas, faróis, setas, elevador de acessibilidade e buzinas.

Os fiscais testam ainda o acionamento das portas automáticas e campainha, o piso antiderrapante nos degraus, as condições dos bancos, barras e pegadores. Além da parte técnica, também é conferida a presença de informes no interior dos ônibus como, por exemplo, adesivos indicando a existência de assentos preferenciais e quantidade de passageiros, avisos de “proibido fumar” e “proibido falar com o motorista”. Os assentos prioritários para idosos e gestantes também devem estar identificados.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Rosa, tudo é documentado e se for verificada alguma irregularidade o ônibus fica retido na garagem até a empresa fazer os reparos. Ele diz que, em seguida, a equipe retorna para verificar se as correções foram feitas para que o veículo possa ser liberado receber o selo de inspeção.

“O transporte público coletivo urbano é um serviço essencial para que as pessoas possam se locomover. É um trabalho anual e contínuo, pois sempre que a população demandar a secretaria estará em campo para fazer blitze pontuais e avaliar o serviço prestado”, diz o secretário.

O supervisor de manutenção da Vera Cruz, Antônio Carlos da Silva, acrescenta que a vistoria representa segurança tanto para a empresa quanto para o passageiro. “Fazemos manutenção preventiva, corretiva e checagem, mas, como os ônibus circulam 18 horas por dia em três turnos, o desgaste ocorre e nos esforçamos para ter o mínimo de problema. A direção da empresa está programando a renovação da frota e a partir deste ano, teremos oito veículos novos por ano, nos próximos cinco anos, o que vai melhorar a qualidade do serviço prestado”, diz.

Os usuários do transporte público coletivo urbano também podem auxiliar na verificação da qualidade do serviço e dos ônibus disponibilizados para atender as linhas e itinerários. Sugestões e reclamações podem ser feitas pelo telefone (34) 3669-8081.

Comentários estão encerrados