A Polícia Militar de Minas Gerais tem como objetivo estratégico “contribuir para melhorar a sensação de segurança no Estado” e, entre outros projetos, destaca-se o serviço da Base de Segurança Comunitária (BSC).

De acordo com o conceito de Segurança Cidadã, em agosto de 2017, foi implementada a primeira etapa de instalação das Bases de Segurança Comunitária em cada um dos 86 setores de policiamento da Capital de Minas Gerais. Em 2018, houve a expansão do serviço contemplando vários municípios. Neste ano de 2020, a Base de Segurança Comunitária da Polícia Militar de Araxá completou um ano de instalação, se destacando nos atendimentos e registros de ocorrências, alcançando assim o primeiro lugar em todo o Estado.


A “Segurança Cidadã” defende uma abordagem multidisciplinar, para fazer frente à natureza multicausal da violência, na qual políticas públicas multisetoriais são implementadas de forma integrada, com foco na prevenção à violência. Nesse sentido, a atuação das Bases de Segurança Comunitárias é parte dessa política pública de que busca, além da atuação policial com ênfase na prevenção, estabelecer um espaço importante para as diversas políticas setoriais, como educação, saúde, esporte, cultura, etc.


Em comemoração aos três anos de implantação das Bases de Segurança Comunitária (BSC) em Minas Gerais, está sendo realizada a Operação “Segurança Cidadã”, no período de 11 até 17 setembro de 2020.


Em Araxá, o evento foi lançado no dia 11 de setembro de 2020, às 14 horas, na Base de Segurança Comunitária – Avenida Antônio Carlos, Centro de Araxá onde foi realizada blitz educativa com apoio da ASTTRAN – Assessoria Municipal de Trânsito e Transporte, com entrega de Dicas PM e orientações de segurança à população, além de distribuição de máscaras de proteção contra a COVID – 19.

Comentários estão encerrados