Reduções mais expressivas foram entre os roubos consumados e tentados; ações de inteligência e integração das forças de segurança potencializam combate
Minas Gerais encerrou o primeiro semestre de 2021 com queda de 24,6% nos registros de crimes violentos. Foram 19.367 ocorrências de janeiro a junho deste ano, contra 25.676 no mesmo período do ano passado. Os números representam 6.309 crimes violentos a menos em todo o Estado em relação a 2020 e foram divulgados na terça-feira (20/7) pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A redução chega quase à metade se comparados os dados com o primeiro semestre de 2019, quando Minas registrou 37.375 crimes violentos. Já na comparação com o ano anterior, a queda é ainda mais expressiva: o Estado apresentou 50.934 crimes violentos no primeiro semestre de 2018.
A progressiva evolução dos índices é fruto de uma gestão eficiente na segurança pública mineira, por meio de investimentos em ações de inteligência e fortalecimento da integração entre as forças de segurança. Ações conjuntas e coordenadas, como a operação Caminhos de Minas, têm sido realizadas com frequência para fortalecer esse trabalho.
As estatísticas de criminalidade violenta incluem os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão consumado e tentado. Além desses crimes, o Observatório de Segurança Pública, da Sejusp, também monitora e divulga mensalmente os registros de furto e lesão corporal dos 853 municípios mineiros.
Destaques
No primeiro semestre de 2021, as quedas mais expressivas foram entre os roubos consumados e tentados, crimes que apresentam relação mais direta com o contexto de pandemia. As reduções foram de 30,7% nos consumados e 28,5% nos tentados. Entre os alvos dos roubos, destaque para a diminuição de 53,2% dos roubos a transporte coletivo e de 36,2% dos roubos a transeuntes.
Importante indicador da criminalidade e um dos menos afetados pelo contexto de distanciamento social, o número de vítimas de homicídios consumados também apresentou redução no Estado. Foram 1.205 vítimas neste ano contra 1.353 no mesmo período de 2020, uma queda de 10,9%.
Crédito das imagens: Divulgação Sejusp
O indicador também apresentou significativa redução na capital: em Belo Horizonte a queda chega a 27,1%. Na Região Metropolitana (1ª, 2ª e 3ª Regiões Integradas de Segurança Pública) houve diminuição de 15,5% nas vítimas de homicídios. Considerando todo o Estado, 652 municípios – o equivalente a 76,4% do total – não registraram vítimas desse crime, mantiveram ou reduziram os índices na comparação com o primeiro semestre de 2020.
As estatísticas de criminalidade dos 853 municípios mineiros, atualizadas até junho de 2021, estão disponíveis para consulta neste link.