Estão abertas inscrições para o Desafio Jovem Empreendedor, um jogo virtual que simula o dia a dia de uma startup e estimula o desenvolvimento de atitudes empreendedoras de estudantes mineiros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de julho pelo site www.desafio.sebraemg.com.br.
Durante o Desafio, os participantes terão que administrar uma startup e tomar decisões sobre pessoas, desenvolvimento do negócio, finanças, marketing, vendas, P&D, planejamento e análise da concorrência. Há ainda situações complicadas que envolvem empréstimos, demissões, acidentes, erros de produção/serviço e precificação, vulnerabilidade do mercado e outros problemas enfrentados diariamente por muitas empresas.
“É uma competição que o estudante tem a oportunidade de vivenciar a experiência de empreender, colocando-o frente a frente com as dificuldades e oportunidades que vêm junto com a responsabilidade de administrar um negócio”, justifica o analista do Sebrae Minas Thiago de Morais.
Para participar, os estudantes devem formar equipes de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) integrantes que estejam nos Ensinos Médio, Técnico, Superior ou Tecnólogo e matriculados em instituições de educação de Minas Gerais. As equipes vão concorrer na modalidade condizente ao nível de ensino de seus integrantes: Médio/Técnico ou Superior/Tecnólogo. Porém, os times poderão ser formados com alunos de outras turmas, cursos ou períodos, desde que estejam no mesmo nível de Ensino e na mesma instituição.
É também no momento da inscrição, que os estudantes vão definir quem será o líder da equipe, e ainda, indicar um professor, da mesma instituição de Ensino, que vai atuar como um facilitador, orientando o time na busca pelas escolhas mais assertivas e estratégicas durante a competição.
Os educadores indicados por cada equipe vão atuar como mentores, auxiliando no desenvolvimento da capacidade dos jovens e orientando sobre conceitos relacionados à inovação, competitividade, negócios, empreendedorismo e gestão”, explica o analista do Sebrae Minas.
Premiação
A competição terá três fases classificatórias: Descoberta, Ideação e Modelagem e Implantação. A cada etapa, as equipes vão sendo eliminadas até chegar à grande vencedora que será anunciada no dia 7 de outubro.
Os três primeiros lugares de cada modalidade (Ensinos Médio/Técnico e Ensinos Superior/Tecnólogo) vão ganhar troféus e certificados. Os primeiros lugares terão ainda vagas garantidas no Management and Economics Simulation Exercise (MESE 2022), uma capacitação em formato de torneio promovida pela Junior Achievement. “Ao final, o Desafio se torna uma verdadeira jornada empreendedora, que estimula os estudantes mineiros a assumirem riscos calculados e a tomarem decisões para a realização de seus sonhos”, justifica Thiago de Morais analista do Sebrae Minas.
Essa é a segunda edição do Desafio Jovem Empreendedor. No ano passado, 50 equipes, formadas por 1.526 estudantes e 125 professores, se inscreveram no jogo virtual. A competição é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a InovaGS, e tem o apoio da Junior Achievement Minas Gerais, Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG), Embaixadores da Educação e Estágio Online.
Desafio Jovem Empreendedor 2021
Inscrições gratuitas até 31 de julho
www.desafio.sebraemg.com.br