Classe C é a que menos visita o dermatologista. É o que diz o estudo realizado pela farmacêutica TheraSkin®

Cuidar da pele é um hábito que deveria fazer parte da rotina de todos os brasileiros. Hoje, já existe uma infinidade de produtos voltados ao cuidado do maior órgão do corpo humano e que são aliados poderosos na prevenção de queixas frequentes dos consumidores como controle da acne, diminuição dos impactos gerados pela idade e aparição de manchas, mas que nem sempre são garantia de uma pele saudável.

É isso que mostra uma pesquisa encomendada pela farmacêutica brasileira especialista em pele TheraSkin®, realizada pela Ipsos em todo o território brasileiro. O estudo, que ouviu mil pessoas entre 18 e 59 anos, destacou que 86% têm problemas de pele e que a classe C, que representa 78%, é a que menos visita o dermatologista.

Outros dados que merecem destaque: 23% da população nacional nunca foi a uma consulta com o especialista e 47% visitam apenas uma vez por ano. A frequência maior é registrada quando é necessário tratar algum problema clínico e não por prevenção.

Adotar uma rotina simples, como manter uma boa alimentação, ingerir líquidos regularmente, limpar e hidratar a pele, são primordiais para evitar o ressecamento e seu envelhecimento precoce. Segundo a pesquisa, o público entre 35 e 44 anos são os que mais têm esse cuidado. Os jovens, entre 18 e 24 anos, que representam 65% dos entrevistados, passaram a investir nos cuidados com a pele apenas durante a pandemia, quando o uso excessivo de câmeras impactou na autoestima, e eles precisaram buscar soluções para melhorar a imagem.

Foto divulgação/Banco de Imagens

As mulheres ainda se cuidam mais do que os homens. Entre o público masculino apenas 33% usam protetor solar diariamente, enquanto 67% das mulheres mantêm o uso com frequência. O crescimento, apesar de tímido, já é um avanço, visto que o câncer de pele, por exemplo, acomete anualmente mais de 630 mil pessoas no Brasil, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Outro dado que chama atenção é que nos últimos 6 meses, 23% dos entrevistados sofrem com alergias na pele. Quando questionados como cuidam dessas alergias, quase 30% responderam que fazem uso de antialérgicos sem prescrição médica, enquanto 15% optam por receitas caseiras.

“A pesquisa teve como objetivo mapear o comportamento da população brasileira nos cuidados com a pele. Tivemos resultados surpreendentes que mostram que ainda temos que evoluir e tornar esse tema cada vez mais recorrente”, conta Marcio Tinelli, gerente de marketing da TheraSkin®.

“Nosso papel, enquanto indústria, é conscientizar e alertar a população sobre a importância da prevenção e manutenção dos cuidados com a pele, afinal, são as boas escolhas, seja na alimentação, prática de exercícios ou uso de produtos corretos, com a orientação de um profissional médico, para uma pele saudável e livre de doenças” conclui o executivo.

Sobre a TheraSkin®

Farmacêutica brasileira, há 25 anos desenvolvendo e produzindo produtos dermatológicos para as diferentes peles e a primeira do país a utilizar a inteligência artificial para suporte da equipe de pesquisa no desenvolvimento de dermocosméticos. Comprometida em educar e conscientizar as pessoas a cuidarem da saúde de suas peles com responsabilidade, a indústria é alinhada à comunidade médica do começo ao fim de sua cadeia. Possui fábrica em São Bernardo do Campo, com laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento próprio. Para conhecer toda a linha de dermocosméticos TheraSkin, acesse: http://loja.theraskin.com.br.

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