Embora a pandemia pela COVID-19 tenha abalado milhões de vidas em todo o país, a população idosa foi particularmente a mais afetada, tanto pela suscetibilidade ao vírus quanto pelo impacto do isolamento em sua saúde social e emocional.
Por meio da realidade virtual, o Projeto Serenidade do UNIARAXÁ em parceria com o Conselho Municipal do Idoso – CMIA está adotando uma abordagem criativa para auxiliar nos impactos negativos ocasionados pelo isolamento social e pela falta de envolvimento emocional das pessoas 60+ impostas pela pandemia.
A Associação Lar Ebenezer foi beneficiada com esta ação da campanha Serenidade e envolveu seus residentes em sessões de realidade virtual completas com óculos e fones de ouvidos acoplados. Aparelhos de última geração fornecidos pelo projeto de forma totalmente gratuita.
Como os residentes não podem sair e nem receber visitas devido as medidas preventivas para evitar a contaminação da COVID-19 é crucial mantê-los conectados e envolvidos em atividades que os estimulam, evitando assim, a ociosidade, ansiedade e o agravamento de sentimentos nocivos. A VR ajuda a fazer tudo isso.
Levando em consideração que as visitas nas Instituições de longa permanência (ILPI’s) de Araxá estão suspensas, uma equipe formada por um enfermeiro, uma assistente social e uma fisioterapeuta foi devidamente treinada para operar os equipamentos e conduzir as atividades.
O uso da realidade virtual ajuda a espalhar positividade e emoção pelo lar. “É ótimo ver seus rostos se iluminarem enquanto participam de algo novo, fazendo atividades que nunca fizeram, como sobrevoar a região do Barreiro de Araxá, Rio de Janeiro ou caminhar por Nova Iorque ou Paris afirma a diretora da ILPI Lar Ebenezer, Marisete Aparecida Augusto.
O intuito foi propiciar aos idosos uma viagem mágica a lugares emblemáticos com significado emocional, compartilhar histórias e se conectar emocionalmente com as memórias e com os desejos de conhecer novos lugares e ver diferentes pessoas. Foram momentos de uma diversão agradável e moderna conseguindo promover através da realidade virtual visitas em locais de turismo que os idosos sempre desejaram ir como o Corcovado no Rio de Janeiro, Times Square em Nova Iorque, Palácio de Versalhes e o Museu do Louvre na França.