Protetores independentes de animais em Araxá organizaram uma manifestação no sábado, na estância do Barreiro. O evento, conforme eles mesmos denominaram, foi um ‘chamado urgente’ em prol da causa animal no município.
Com faixas, cartazes e distribuição de panfletos, os manifestantes reivindicaram o aprimoramento das políticas e programas voltados para essa finalidade, exigindo medidas concretas por parte do Poder Público Municipal, tais como:
– Implementação e realização permanente do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, incluindo mutirões trimestrais;
– Ampliação do Canil Municipal e construção de um Gatil;
– Construção e equipagem de um Centro Cirúrgico no Canil Municipal;
– Contratação de mais funcionários para atender a demanda atual do Canil Municipal;
– Restabelecimento do atendimento 24 horas no Canil Municipal;
– Cumprimento integral da Lei Municipal n.º 7.778/2022, especialmente no que se refere à doação de rações aos protetores devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde;
– Implementação do Programa de Ensino de Educação Ambiental Humanitária em Bem-estar Animal nas escolas municipais;
– Cumprimento das disposições da Lei Municipal n.º 8.075/2023, instituindo o Código Municipal de Proteção e Convivência com Animais, o Conselho Municipal dos Direitos Animais, o Fundo Municipal dos Direitos Animais e o Conselho Tutelar Animal.
De acordo com a vereadora Fernanda Castelha, uma das participantes da manifestação, os Protetores de Animais Independentes de Araxá estão desempenhando um papel fundamental ao defender os direitos e o bem-estar dos animais. “Dar voz aos animais é uma missão indispensável para garantir que eles sejam tratados com respeito e dignidade. Devemos sempre ter a responsabilidade e o comprometimento de ‘dar voz’ àqueles que não podem falar”, arrematou.