Objetivo é divulgar a literatura e incentivar à leitura

Está de volta uma das maiores iniciativas brasileiras que há mais de 20 anos valoriza o autor nacional. Depois de percorrer várias regiões do estado o projeto Grandes Escritores desembarca agora no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Zona da Mata. Com oficinas e palestras gratuitas a caravana vai percorrer as cidades de Araxá, Uberaba, Viçosa, Frutal, Campos Altos, São Gotardo e Ibiá.

A partir do dia 15 de março, serão sete dias de intensa movimentação cultural mobilizando alunos, professores, agentes culturais, formadores de opinião e comunidade em geral, com eventos totalmente gratuitos. De abrangência cultural e educacional é direcionado para as mais diversas camadas sociais, formações e idades. Os eventos vão debater a valorização da literatura com foco na formação de leitores e escritores nas cidades do interior.

Foto Divulgação 

Os convidados deste ano serão os escritores Fabrício Carpinejar, Ignácio de Loyola Brandão, Mauro Ventura, Marcus Paulo Queiroz Macêdo, César Campos e Rafael Nolli. Nesse contato o público terá acesso a atividades lúdicas e culturais além de ficar conhecendo um pouco mais sobre a vida e a obra dos autores.

Também algumas atividades deste ano serão editadas e disponibilizadas no canal do Grandes Escritores somando-se assim ao material já existente no canal https://www.youtube.com/@ProjetoGrandesEscritores/videos.

Grandes Escritores

Nesses mais de 20 anos já passaram pelo projeto grandes nomes como Adélia Prado, Bartolomeu Campos Queiroz, Fernando Sabino, Laurentino Gomes, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Nelson Motta, Raphael Montes, Ziraldo e Zuenir Ventura. Foram realizadas oficinas, distribuição de livros e palestras gratuitas para todos os tipos de púbico em cerca de 30 cidades mineiras e nas principais cidades e capitais do país, mas principalmente no interior dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Parcerias

A participação de várias academias do interior de Minas Gerais e seus integrantes é um componente inédito de integração institucional do projeto este ano. Conta com a apresentação da Cemig e apoio de diversas entidades públicas e privadas das cidades participantes. É totalmente financiado pelo IFC lei de incentivo à cultura, gerido pela Secretaria de Cultura do Governo de Minas Gerais.

O projeto este ano tem o patrocínio da Cemig e é viabilizado por meio da lei de incentivo à cultura do Governo de Minas. Em Araxá, o evento conta com apoio do Colégio São Domingos, Academia Araxaense de Letras e Livraria Nobel.

Programação

Araxá, dia 15, às 19.30 h – Fabrício Carpinejar – Teatro do Colégio São Domingos

Comentários estão encerrados