A proposta visa aumentar a inclusão produtiva de cidadãos em situação de vulnerabilidade social,
especialmente aqueles vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais

projeto tem como finalidade promover a inserção produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, integrando capacitação profissional, assistência social e empregabilidade. Foto Crédito: Freepik.com

Na última sessão da Câmara Municipal de Araxá, foi aprovado o Projeto de Lei 29/2025, que institui o projeto “Empregabilidade Rumo ao Futuro”. A proposta, de autoria do vereador Investigador Rodrigo, visa aumentar a inclusão produtiva de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles vinculados ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A aprovação do projeto representa um passo significativo para a promoção da capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para os araxaenses em situação de vulnerabilidade. Com a aprovação, o PL é encaminhado para a Administração Municipal de Araxá para sanção do prefeito Robson Magela.

Autor do PL, o Investigador Rodrigo destacou que o projeto tem como finalidade promover a inserção produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social, integrando capacitação profissional, assistência social e empregabilidade. A parceria estratégica entre a Secretaria de Ação Social e o SINE permitirá, conforme destacou, um fluxo eficiente entre qualificação e realocação profissional, garantindo que os cidadãos atendidos tenham acesso a oportunidades concretas de trabalho e crescimento econômico.

Investigador Rodrigo durante uso da tribuna na Câmara Municipal de Araxá

“A proposta também busca incentivar a autonomia financeira dos beneficiários, reduzindo a dependência dos benefícios assistenciais. Para isso, estabelece diretrizes claras de encaminhamento ao mercado de trabalho, com a exigência de que os beneficiários aptos ao trabalho não possam recusar, sem justificativa plausível, ofertas de emprego intermediadas pelo SINE, sob pena de revisão e possível suspensão de seus benefícios sociais. Essa medida visa assegurar que o projeto alcance seu propósito de inclusão produtiva efetiva”, salientou o parlamentar.

Além de fortalecer a economia local, continua Rodrigo, garantindo uma maior oferta de mão de obra qualificada para as empresas, o “Rumo ao Futuro” também contribuirá para a dignidade e melhoria da qualidade de vida da população araxaense. “Assim, trata-se de uma política pública estratégica para a geração de emprego e renda no município, promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão social”, arrematou.

Comentários estão encerrados