Tramita na Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria do vereador Bosco Júnior (Avante) que dispõe sobre a destinação de espaços para ciclovias no município. O PL foi apresentado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araxá na semana passada e deverá ser apreciado em breve.

De acordo com o Projeto de Lei, os futuros estudos, projetos e obras viárias no Município de Araxá, visando a construção e revitalização de avenidas, contemplarão, obrigatoriamente, espaço destinado à implantação de ciclovias. Entende-se por ciclovias, espaços demarcados na pista de rolamento de avenidas, exclusivas para veículos que não contenham tração motora. O espaço destinado à implantação de ciclovias será locado sob a forma de faixa exclusiva e fica permitida, em caráter excepcional, a implantação de ciclovias em calçadas destinadas a pedestres, ou nas ilhas de separação dos sentidos de tráfego, desde que precedida de laudo técnico de viabilidade, e exclusivamente nas hipóteses em que a peculiaridade do projeto e construção da avenida assim o exija.

Os novos projetos para implantação de avenidas que impliquem construção de pontes, viadutos e aberturas de túneis deverão prever que essas obras de arte sejam dotadas de ciclovias, integradas com o projeto de construção da avenida e os projetos e os serviços de reforma, para alargamento, estreitamento e retificação do sistema viário e das calçadas serão precedidos de estudo de viabilidade física e socioeconômica para a implantação de ciclovias.

“O Projeto quer tornar obrigatória a realização de estudo para a inclusão de ciclovias nos projetos de criação, melhorias e ampliação das avenidas, com o intuito de melhorar e garantir a convivência segura de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Os artigos visam garantir acessibilidade, segurança, eficiência e qualidade de vida, além de inclusão social e preservação do meio ambiente”, justificou o parlamentar.

Imagem de Einszweifrei por Pixabay

Com as ciclovias, complementa Bosco Júnior, o município se beneficiará com mais segurança para os ciclistas e pedestres, e também para as pessoas que usam as bicicletas para realizar seus respectivos exercícios, e isso promoverá, também, qualidade de vida, com esse tipo de lazer ciclístico.

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