Projeto é de autoria do vereador Luiz Carlos Bittencourt e será executado no âmbito das Escolas Municipais da zona rural de Araxá
Araxá está prestes a ganhar um programa municipal com foco na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importância do homem do campo. Trata-se do Programa Educativo “Pequeno Produtor” que foi aprovado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal e que encontra-se para sanção da Administração Robson Magela. O projeto é de audoria do vereador Luiz Carlos Bittencourt.
De acordo com o Projeto de Lei, o Programa Educativo “Pequeno Agricultor” será realizado nas Escolas Municipais da Zona Rural de Araxá e trabalhará com crianças e adolescentes com foco na conservação do solo e da água; uso adequado dos agrotóxicos, nas atividades agropecuárias, visando a proteção dos recursos naturais e do meio ambiente, a segurança dos trabalhadores rurais e a qualidade dos produtos agrícolas destinados à alimentação e viabilidade da permanência no meio rural.
Caberá ao Executivo, através da Secretaria de Educação, a inclusão no projeto pedagógico conteúdos e atividades relativas ao tema de sustentabilidade no meio rural para a realização de práticas no processo de ensino aprendizagem.
“O presente projeto de lei valoriza a criança e o adolescente que vive na zona rural, pela importância que a sua rotina de vida, a sua lida no campo, oferece para a nossa sobrevivência. Torna-se prioridade ter no currículo escolar do Município, um ensinamento diferenciado entre a zona urbana e rural nas matérias que ensinam a realidade local. Com o abandono dos jovens do meio rural, entende-se que não basta apenas a origem e o aprendizado em família; a motivação deve ter uma continuidade na escola e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, portanto, entendemos ser positivo um incentivo diferenciado ao jovem rural, buscando evitar que esta atividade acabe sendo abandonada, ficando na atividade rural apenas os grandes produtores rurais que não se preocupam em produzir o básico”, destacou o vereador autor do Projeto de Lei.
“Levo muito a sério esta matéria”, continua o vereador Luiz Carlos Bittencoutr, “pela experiência de vida que possuo e por acreditar no potencial das futuras gerações, cuidando e valorizando suas origens”, arrematou.