Recursos foram viabilizados via parceria entre o município, Governo de Minas e deputado estadual Bosco
A Santa Casa de Misericórdia e a Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama) foram contempladas com repasse financeiro de R$ 1.203.313,00 para cada uma para aquisição de mamógrafo digital. O recurso total de quase R$ 2,5 milhões foi viabilizado por meio da parceria entre o Município, o deputado estadual Bosco e o Governo do Estado. Os novos aparelhos permitirão agilidade no atendimento às mulheres que necessitam do atendimento na rede pública de saúde.
A mamografia, geralmente realizada por mulheres a partir dos 40 anos de idade, visa a identificação de tumores em fase inicial. Com o aparelho digital, a eficácia de detecção do câncer de mama é maior, se comparada aos mamógrafos convencionais, já que é o único capaz de detectar microcalcificações, que podem estar relacionadas ao câncer de mama. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.
Os diferenciais dos novos aparelhos estão relacionados às suas especificações, como a otimização automática, que permite um foco maior; o peso do braço é menor e gira 180°, facilitando o posicionamento da paciente com menos esforço; o tubo de raio-x tem característica que possibilita maior qualidade das imagens; e o mamógrafo viabiliza a realização do exame na posição em pé ou sentada, para pacientes cadeirantes. É importante ressaltar que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.