Comitê do Rio Araguari desenvolveu estudo primário para o município de Tapira

A Prefeitura de Tapira deu um importante passo para a implantação do sistema de saneamento básico no município. No dia 7 de abril, a prefeita Maura Pontes esteve em Araguari onde recebeu o cadastramento dos elementos que compõem os sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e drenagem pluvial de Tapira. O estudo que foi desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari) contempla informações relativas à infraestrutura dos sistemas e visa facilitar a busca por investimentos nestas áreas com a aquisição dos dados levantados.

De acordo com o Poder Público Municipal, a grande vantagem deste cadastramento das redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de drenagem pluvial é que ele projeta as ações necessárias a serem executadas na área de saneamento básico, além de estar em conformidade com as normas de meio ambiente e facilita a aprovação de projetos de execução de estações de tratamento de esgoto. O estudo apresenta uma atualização completa para o município a respeito de onde estão as redes fluviais e as coletoras de esgoto, para assim definir os locais que precisam de investimentos e planejar a ampliação, construção e o futuro da cidade relacionado à questão do saneamento.

Este foi o primeiro passo em direção à instalação de unidades de tratamento de esgoto. Por parte do município, agora, já está licitada uma empresa que vai desenvolver o estudo quantitativo e de locação de ETE´S (estações de tratamento de esgoto sanitário), ou seja, que determinará quantas estações e onde serão executadas.

“Recebemos este projeto que é o planejamento sobre nosso tratamento de água, rede esgoto e drenagem pluvial. O saneamento básico é uma prioridade da nossa gestão. O cadastro de rede multifinalitário será muito importante, principalmente na área da saúde, para melhorias na qualidade de vida da população. Eu acredito que o desenvolvimento vem através deste trabalho realizado pelo CBH Araguari. Nosso compromisso é usar este projeto para finalmente instalar em nossa cidade uma ETE´S”, afirmou a prefeita Maura.

C/ Ascom

Comentários estão encerrados