A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou a distribuição dos kits do Projeto Escola Mágica para os alunos do Tempo Integral da rede municipal de ensino. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a CBMM, utiliza a magia como ferramenta pedagógica para transformar a educação no município.
O objetivo é potencializar o aprendizado com uma base psicopedagógica voltada ao estímulo das inteligências múltiplas em crianças do Ensino Fundamental. Para a execução do projeto, foi disponibilizado um kit educacional lúdico, com atividades interativas que ajudam os alunos a aprender de maneira divertida, desenvolvendo competências como inteligência interpessoal e intrapessoal, comunicação, oratória, mudança de perspectivas, disciplina, inteligência lógico-matemática, coordenação motora, percepção periférica, criatividade e inovação.
O material inclui os livros da Escola Mágica, que trabalham de forma lúdica os conteúdos e habilidades exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorando as nove inteligências múltiplas de Howard Gardner, com abordagem personalizada e diversificada.
Ao todo, serão entregues 1.308 livros e 38 kits Box de mágica, que atenderão 14 unidades de ensino. Todo o conteúdo é adaptável para crianças de inclusão, garantindo que todos os alunos possam participar das atividades. A ação beneficiará diretamente cerca de 1.700 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Além da entrega dos materiais, o projeto prevê três formações para professores e alunos até o final do ano, conduzidas por especialistas da Escola Mágica.
Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Fabíola Melo, o Projeto Escola Mágica une diversão, inclusão e inovação para potencializar a aprendizagem e ampliar as oportunidades de desenvolvimento das crianças de Araxá.
“Não se trata apenas de livros e kits, mas de oportunidades. Oportunidade para que nossas crianças descubram novos talentos, aprendam de maneira divertida e sintam prazer em estar na escola”, afirma.