A Prefeitura de Araxá promove o Dia D de Combate à Dengue no próximo sábado (22), com ações de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti em toda a cidade. A mobilização acontece das 8h às 12h e inclui mutirão de limpeza, blitzes educativas e resgate de casas fechadas.

O mutirão de limpeza será realizado no bairro Max Neumann, que apresentou o terceiro maior índice de incidência no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) e o maior ponto de descarte de itens sem utilidade. Durante a ação, serão realizadas visitas às residências, orientações sobre os cuidados preventivos e a coleta dos materiais inservíveis, com o apoio de dois caminhões.


Duas blitzes educativas serão realizadas na área Central da cidade, com o objetivo de alertar sobre os riscos da dengue e incentivar a prevenção. Elas ocorrerão no cruzamento das avenidas Senador Montandon e Getúlio Vargas, além da Av. Antônio Carlos. As ações incluem a distribuição de panfletos, faixas informativas e a montagem de um estande informativo no Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel.

Outra ação será o resgate de casas fechadas. Agentes de Combate às Endemias (ACE’s) percorrerão bairros de Araxá para vistoriar residências que ficam fechadas durante a semana devido à ausência dos moradores.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, destaca a importância do engajamento na luta contra a dengue. “É fundamental cuidar do quintal, manter a cidade limpa e realizar ações de prevenção. Estamos em um período sazonal, com condições climáticas favoráveis à disseminação mais rápida do Aedes aegypti. Por isso, precisamos manter os cuidados diários para evitar o surgimento de focos do mosquito e impedir que novas epidemias voltem a acontecer”, ressalta.


A mobilização do Dia D é uma iniciativa da Secretaria Regional de Saúde (SRS Uberaba) e acontece em todos os municípios da macrorregião.

Mobilização

Dia D de Combate à Dengue  
Sábado, 22 de fevereiro
Horário: das 8h às 12h
Ações:
– Mutirão de limpeza no bairro
–  Max Neumann;
– Blitzes educativas na avenida Antônio Carlos e no cruzamento das avenidas Senador Montandon com Getúlio Vargas;
– Estande informativo no Calçadão da Rua Olegário Maciel;
– Resgate de casas fechadas em toda a cidade.

Comentários estão encerrados