Como medida de prevenção à violência nas escolas, a Prefeitura de Araxá anunciou a implantação de detectores de metais fixos (portais) e manuais em todas as escolas e creches da Rede Municipal. A decisão foi tomada após reunião com vereadores, nesta sexta-feira (14), na sede do Poder Executivo. Serão 62 unidades contempladas, que vão contar também com câmeras de videomonitoramento ligadas diretamente à Secretaria de Segurança Pública.
Participaram da reunião o prefeito Robson Magela, a secretária municipal de Educação Zulma Moreira, o procurador-geral do Município, Jonathan Ferreira, os vereadores Wellington Martins, Evaldo do Ferrocarril, João Veras, Raphael Rios, Jairinho Borges, Pastor Moacir Santos, Alexandre dos Irmãos Paula e Dirley da Escolinha. Por motivos de compromisso anteriormente agendado, o presidente da Câmara, vereador Bosco Júnior não pôde participar do encontro.
O anúncio faz parte de um pacote de medidas e adequações preventivas que visam no aumento da segurança em todos os espaços de ensino, que já contam com a presença de guardas patrimoniais e rondas intensificadas.
Para garantir mais agilidade no processo, a Secretaria Municipal de Educação já está realizando as cotações para abrir procedimento licitatório emergencial.
O prefeito Robson Magela destaca que o objetivo da Gestão Municipal é garantir a segurança de alunos, professores e servidores, além de dar mais tranquilidade aos pais e responsáveis. “Estamos vivendo um momento delicado que exige ações imediatas, não podemos ficar com os braços cruzados. Nossos filhos são os nossos bens mais preciosos, e nós, enquanto gestores, temos como dever e obrigação mantê-los seguros e protegidos. O investimento nessa tecnologia é uma maneira de prevenção não só aos alunos das unidades municipais, como também aos professores e servidores escolares”, afirma.
De acordo com a secretária Zulma Moreira, para garantir a segurança preventiva dos alunos o Município está desenvolvendo uma série de ações. “Com a instalação dos portais detectores de metais, os guardas patrimoniais escolares receberão treinamentos específicos para saberem como lidar em todas as situações. Temos também o videomonitoramento onde serão implantadas pelo menos sete câmeras em cada unidade escolar, que serão monitoradas ao vivo durante todo período das aulas pela Secretaria de Segurança Pública. Além disso, também iremos distribuir uniformes para que os servidores da Educação fiquem padronizados para facilitar a identificação deles dentro do ambiente escolar”, explica.
Psicólogo na Escola
A Secretaria Municipal de Educação implantou em 2021 o projeto ‘Psicólogo na Escola’ para as unidades da Rede Municipal de Ensino. O profissional tem como atribuição estudar e intervir no comportamento humano no contexto de educação. A secretária Zulma Moreira explica que em muitas situações o aumento do nível de violência nas escolas é influenciado por jovens com problemas psicológicos,e é dever do especialista realizar o atendimento preventivo e/ou intervenções, como bullying, por exemplo.
“O projeto ‘Psicólogo na Escola’ vai muito além do contexto educacional. Hoje temos 14 psicólogos e queremos aumentar esse número para 22. O trabalho desse profissional no âmbito escolar é analisar e contribuir para o reconhecimento de comportamentos e atitudes que podem levar ao aparecimento de atos de violência e agressividade entre os alunos. É um atendimento de ação e prevenção quanto às demandas emocionais relacionadas ao ambiente escolar e, em alguns casos, familiar”, destaca.